quinta-feira, 2 de setembro de 2021

MUMI ACONTECE NO MINHO













Os direitos das artistas, as diversas formas de apoio à cultura, o papel das salas de concertos e dos festivais, ou o associativismo na gestão cultural serão alguns dos temas que abordam as conversas programados pelo MUMI 2021. De 9 a 11 de setembro a Eurocidade Tui-Valença acolhe o Encontro Profissional das Músicas no Minho, com um programa completo que se pode consultar em mumimusicas.eu. Para além das actividades profissionais que decorrerão na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, muita música ao vivo com dezoito showcases nos 3 dias e dois concertos muito especiais: a Orquestra Galego Portuguesa de Liberação a 9 de setembro em Tui, e Galandum Galundaina e Uxía a 11 de setembro em Valença como encerramento do MUMI. Patrocinado pela Eurocidade Tui-Valença, também apoiam o MUMI 2021 a Direção Regional de Cultura do Norte e a Xunta de Galicia assim como a Fundação GDA, Fundação SGAE, Bodegas Martín Códax, Gadis, Mel: Piquenique das artes!, Antena 1 e Antena 3.

Empresas de produção e management, responsáveis de programações musicais, gestores e técnicos de cultura, jornalistas e artistas estão convidados a inscrever-se no MUMI 2021 através da página web mumimusicas.eu. A actividade na Zona PRO, instalada na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, arrancará na quinta 9 de setembro com dois blocos de conversas: “Direitos de autoria e direitos dos artistas” (11:45 PT , 12:45 GZ) e “O associativismo na gestão cultural” (15:00 PT , 16:00 GZ). Também para sexta dia 10 estão previstos três blocos de conversas: “Festivais: criando experiências à volta da música” (10:00 PT , 11:00 GZ), “Diferentes fórmulas de apoio à cultura” (11:45 PT , 12:45 GZ) e “As salas de concertos, uma referencia no sector” (15:00 PT , 16:00 GZ) . Durante as manhãs de 9 e 10 de setembro os assistentes terão a oportunidade de participar em speed meetings que servirá para se porem em contacto directo com profissionais e empresas que operam em Portugal e na Galiza.

A Zona Pro do MUMI 2021 também acolherá a exposição “cantáMOLA en galego (2000-2020)”, uma mostra itinerante que expressa a variedade de estilos, formações e artistas que compõe o panorama musical em galego nos dias de hoje. Os profissionais que participarem no MUMI poderão tomar conhecimento, através desta mostra, as referências na canção de autoria, da pop mais intimista ao rock mais contundente, da electrónica à música infantil, agrupados em catorze roll-ups e com acesso a uma lista de reprodução em Spotify e um canal de Youtube com vídeos da exposição. “cantáMOLA en galego (2000-2020)” é uma exposição cedida pelo Concelho de Pontevedra e que está promovida pela Concellaría de Normalización Lingüística. Dois destacados jornalistas musicais, Pepe Cuña e Teresa Cuiñas comisariam os contiudos desta exposição com desenho e produção de Capicua e que conta com uma unidade didáctica preparada pela escritora Rosalía Fernández Rial.

18 showcases, especiais ao vivo e sessão Duendeneta

A organização do MUMI abre boa parte da actividade do encontro à cidadania em geral, com showcases localizados em espaços patrimoniais emblemáticos de Valença como a Fortaleza com as Cortinas de São Francisco ou a Fonte da Vila, e de Tui como a Praza de San Fernando presidida pela Catedral ou o Paseo da Corredoira. Os showcases programados de bandas e artistas de Portugal e Galiza serão a coluna vertebral do MUMI 2021 e boa parte deles abrem-se ao público geral. Familia Caamagno, Magín Blanco e A banda das apertas, Oîma, Os d’Abaixo , O Sonoro Maxín, Pálida, Pulpiño Viascón, Silvia Penide e Xacobe Martínez Antelo Quinteto formam a relação dos showcases galegos. No caso de Portugal, as bandas selecionadas são Barry White Gone Wrong, Cassete Pirata, Conjunto!Evite, emmy Curl, Jorge da Rocha, José Valente, Káustika, TAKATUM apresenta Ah!Ah!Ah! e The Guit Kune Do. O MUMI 2021 também será cenário da estreia absoluta da Orquestra Galego-Portuguesa de Liberação na quinta dia 9 no concerto de abertura em Tui e dos espectáculos de Galandum Galundaina e Uxía no sábado 11 em Valença como encerramento desta edição. A organização do MUMI alerta que nos concertos abertos ao público a entrada será gratuita com acesso por ordem de chegada e com recolha de dados dos assistentes.

A animação nas ruas será uma parte importante do MUMI, que incorpora ao seu programa aberto a discoteca móvel vintage “La Duendeneta: os caminhos das músicas galegas”, que estacionará na Corredoira em Tui no sábado 11 (18:00 PT , 19:00 GZ). O jornalista musical Carlos Crespo, com uma experiência de mais de 20 anos na difusão da cultura desde diversos meios de comunicação, trará a sua motorizada Avia de 1974 ao MUMI para oferecer uma viagem intemporal e sem complexos pelos últimos 50 anos da música em galego, desde Andrés do Barro até Tanxugueiras. Esta sessão didáctica da conhecida music-truck, viaja pela historia da música galega desde os pioneiros até os dias de hoje e inclui um código QR através do qual se poderá escutar uma lista de reprodução de quatro horas com todos os artistas citados no projeto.

Todos os showcases, actividades, concertos, encontros e horários do MUMI 2021 em: mumimusicas.eu MUMi 2021 - http://mumimusicas.eu/

Sem comentários: