quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O REGRESSO DE REI MARTE


 




















Após um interregno de um ano, e sucedendo a um altamente produtivo 2020 em que o projeto lançou os seus primeiros quatro singles (atingindo cerca de 40 mil streams), Rei Marte está de volta com o lançamento do seu primeiro single de 2021.

Em "Mais Uma Metáfora" o bem regressado Rei nascido em Bragança e agora sediado em Lisboa, mistura vibrações de pop alternativa com melodias de indie-rock. Esta é uma balada de amor alegre-melancólica que incorpora também sonoridades tradicionais portuguesas e que continua o reportório do projeto como um dos mais originais no contexto nacional. A faixa e e todas as suas metáforas transportam o ouvinte para a ideia poética de amor e o quanto esta nos fascina sobretudo quando comparada com a verdadeira luta que é amor na sua forma mais real, e a dor que tende a transportar.

"Mais Uma Metáfora" é provavelmente a canção mais intencionalmente pop lançada até à data por Rei Marte. Nela encontramos ritmos de indie-rock e de música tradicional portuguesa que tão bem caracterizam o projeto, mas encontramos também muito pop alternativo. Um pop que faz sentido na forma como romantiza algo que está profundamente enraizado na sociedade: a forma como quando estamos apaixonados todas as metáforas ao amor parecem fazer sentido. A canção acompanha esse embelezamento do amor com metáforas de amor platónico, amor inatingível ou a ideia de "Ofélia" como representada pelo poeta Pessoa.

Neste tema existem ritmos fáceis de cantarolar e guitarras que continuam a ecoar senhoras de um reino no qual a contemplação ajuda a acreditar na sua forte lírica. A faixa termina numa apoteose pop a fazer lembrar os clássicos "Hey Jude" (Beatles) ou "Fearless" (Pink Floyd) e que apetece cantar em voz alta enquanto a ouvimos. Ainda, ao longe, o ladrar de cão representa-nos tão bem nas intenções de amor puro.

A nova faixa de Rei Marte foi gravada por Simão Reis e JAntónio Silva, e produzida (uma vez mais) por André Isidro no Duck Tape Melodies. Essa é parte da receita que o projeto gosta de apresentar: o produtor a fazer parte do projeto da mesma forma que os músicos, e contribuindo de sobremaneira para a sonoridade orelhuda final das suas canções.

Sem comentários: