A sala de concertos da Baixa de Coimbra acolhe, no mês de dezembro, 8 concertos marcados pela habitual diversidade de abordagens. Celebramos a vitalidade da produção musical conimbricense, representada pelo trabalho da BLUE HOUSE, cujos concertos de aniversário prometem ser pontos altos da programação. Merecem igualmente destaque os concertos de RODRIGO BRANDÃO (acompanhado por figuras de proa do jazz de São Paulo, como Thiago França) e também do trio londrino MADMADMAD, assim como a oportunidade de ver subir ao palco do Salão o projeto CANTIGAS DE MAIO (com Bernardo Moreira, Ricardo J. Dias, João Neves e Afonso Pais).
A programação abre com um concerto do quinteto FAIL BETTER!, grupo com uma profunda ligação ao Salão Brazil, sala onde gravou os 3 álbuns que compõem a sua discografia até ao momento. É precisamente o mais recente desses trabalhos, intitulado “The Fall” (JACC Records, 2021) que constitui o motivo para este concerto, no dia 2 dezembro (quinta-feira) integrado no Ciclo Orphika (Universidade de Coimbra). Marcelo dos Reis (guitarra), Luís Vicente (trompete), Albert Cirera (saxofones), José Miguel (contrabaixo) e Marco Franco (bateria) são os integrantes deste grupo cuja música tem sido descrita como cinemática, com influências diversas que confluem no vasto terreno do jazz.
A 3 e 4 de dezembro (sexta e sábado), o Salão acolhe a celebração do aniversário da BLUE HOUSE.
Uma agência, estúdio e produtora, nascida em Coimbra, que nos últimos anos foi responsável pela gravação de dezenas de discos e pela realização de centenas de eventos ligados à música, muitos deles na nossa cidade. Mas, acima de tudo, a Blue House é literalmente uma casa, onde pessoas se reúnem e se cruzam, para trabalhar e sonhar, em conjunto. Cada noite conta com duas bandas, sendo que na primeira noite om palco pertencerá aos BIRDS ARE INDIE, com espectáculo de abertura a cargo do projeto PEIXINHOS DA HORTA de Luísa Levi e Constança Ochoa. A festa terminará no dia
seguinte, com atuações a cargo de A JIGSAW e WOODGATES. A semana de concertos só termina mesmo no domingo, com o concerto de DELA MARMY, projeto de Joana Sequeira Duarte, apresentando o EP “Captured Fantasy”.
O dia 7 de dezembro é de interregno na música, sendo o palco do Salão entregue ao JOVEM CONSERVADOR DE DIREITA, e o espectáculo “Supremacista Cultural”, que inicia em Coimbra uma digressão de 6 datas pelo país. No dia 10 de dezembro terá lugar mais um capítulo da colaboração coma RÁDIO PESSOAS. A Rádio Pessoas é uma rádio digital dedicada exclusivamente aos países e falantes da língua portuguesa, um espaço valioso para a divulgação, socialização e popularização da música, cultura e educação. Os primeiros encontros aconteceram nos meses de outubro e novembro deste ano e contaram com a passagem de Bia Ferreira, Rincon Sapiência, Lucas Santtana e Mateus Aleluia, que partilharam o palco com artistas de Coimbra, como Ruze, Eterno, Filipe Furtado e Pedro & Mel. Desta feita, o Salão Brazil acolhe a spoken word de RODRIGO BRANDÃO, que se apresenta com
acompanhamento de luxo de figuras de proa da música criativa de São Paulo (Thiago França, Marcos Gerez e Guilherme Granado). Abrindo a noite, lugar às novas ligações na cena de Coimbra, com um trabalho preparado especialmente para esta ocasião, que une em performance poético-musical a SESLA (Secção de Escrita e Literatura da AAC) e o duo pešpäkøvå (Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito).
O sábado, dia 11 de dezembro vê o trio MADMADMAD chegar a Coimbra no âmbito de uma digressão em solo nacional com datas de norte a sul do país. O trio baseado em Londres afirma-se “verdadeiramente independente” e tem construído reputação em concertos por toda a Europa e Estados Unidos onde têm mostrado a sua fusão muito particular de funk, pós-punk e no wave. Inventivos e frenéticos, prometem um concerto memorável.
Na semana seguinte, no dia 18 de dezembro, e depois de alguns percalços (o concerto esteve inicialmente marcado para março de 2020, só agora sendo possível o seu reagendamento) vão ouvir-se no Salão as CANTIGAS DE MAIO, projeto de Bernardo Moreira, Ricardo J. Dias, João Neves e André Santos (neste concerto substituído por Afonso Pais). Cantigas de Maio visa homenagear os grandes autores musicais que marcam uma viragem na página da história social, política e cultural do nosso país. Autores que, entre si, criaram teias musicais e de partilha assumindo a referência de José Afonso, mas contribuindo, com a sua identidade, para uma «marca» na música portuguesa: Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros. O disco de estreia deste projeto encabeçar por Bernardo Moreira tem lançamento marcado para o dia 25 de Abril de 2022. No Salão, teremos a possibilidade de escutar o trabalho na íntegra e em primeira mão.
Finalmente, a 23 de dezembro, o Salão recebe um concerto solidário cujas receitas revertem integralmente em favor da Associação GATOS URBANOS cuja missão é promover o bem-estar dos animais que partilham os espaços urbanos com os seres humanos. Subirão ao palco do Salão RAQUEL RALHA & PEDRO RENATO, com primeira parte a cargo dos A JIGSAW.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quinta, 2 de dezembro, 21h30
FAIL BETTER!
Concerto integrado no Ciclo ORPHIKA
Bilhete: 7,00 EUR
bol.pt e lojas parceiras
Sexta e Sábado, dias 3 e 4 de dezembro, 21h30
ANIVERSÁRIO BLUE HOUSE
Birds Are Indie + Peixinhos da Hora (dia 1)
A Jigsaw + Woodgates (dia 2)
Bilhete: 10,00 EUR
bol.pt e lojas parceiras
Domingo, 5 de dezembro, 18h00
DELA MARMY
Bilhete: 8,00 EUR
bol.pt e lojas parceiras
Sábado, 18 de dezembro, 22h00
CANTIGAS DE MAIO
Bilhete: 10,00 EUR
bol.pt e lojas parceiras
Quinta, 23 de dezembro, 21h30
RAQUEL RALHA & PEDRO RENATO + A JIGSAW
Concerto solidário em favor da GATOS URBANOS
Bilhete: 10,00 EUR (8,00EUR compra antecipada)
bol.pt e lojas parceiras
Sem comentários:
Enviar um comentário