sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FLUR FAZ 20 ANOS






















"20 anos de tempo total de existência, para uma loja de discos em actividade nestes tempos, é assinalável. Não somos a única em Portugal com história assim longa, mas durante o nosso tempo de vida assistimos ao fecho de algumas lojas que, hoje, ultrapassariam a Flur em longevidade. Com trabalho editorial paralelo desde 2018 (Holuzam), caminhamos para a frente sem saber o que lá vem e com o entusiasmo de quem não sabe mas confia. Decidimos assinalar a data com alguns concertos em loja, juntando amigos, clientes e quem queira celebrar connosco. Celebrar também a existência de uma reserva de talentos locais de quem nos orgulhamos e cujos trabalhos em formato físico (a existirem) temos vendido, editado e ajudado a divulgar. Numa hora em que a música ao vivo continua a enfrentar desafios e a ter necessidade de se adaptar a restrições, não são estas actuações em loja a representar originalidade de formato mas sim uma certa expressão mais íntima de comunidade em que rodamos todos em torno uns dos outros. Sem estas pessoas e outras como elas não teríamos objecto de sobrevivência, enquanto loja de discos. Também nunca nos iremos substituir aos locais que recebem regularmente música ao vivo, e cuja saúde também se reflecte na nossa existência. De uma forma simples e compacta tentamos assim representar um ecossistema no qual nos revemos e do qual dependemos.

Sábado, dia 4 de Dezembro, das 15h às 19h, temos o prazer de apresentar actuações ao vivo de Funcionário, Joana da Conceição, Maria da Rocha, Nigga Fox, USOF.

Para comércio, a loja abre, como habitualmente aos Sábados, logo às 10h, no Mercado de Arroios."

Funcionário
Estrela em ascensão desde o primeiro "2222" de 2017, o percurso de Funcionário prova a singularidade da sua expressão musical - "Gaiden", pela Variz, e "Shichishito", pela Turva, são duas obras essenciais no que toca à música electrónica que por aqui vai sendo revelada. No domínio da síntese, do sampling, do corte e colagem e de composições que não se nos desprendem, é também tentacular em inúmeros projectos de estúdio que por cá se vão fazendo, incluindo Império Pacífico, sendo também um dos cabecilhas do festival lufada-de-ar-fresco A Colina.

Joana da Conceição
Artista visual com ênfase e formação em pintura, o seu meio mais difundido e regular, e com trabalho musical sobretudo na Tropa Macaca em duo de longa data com André Abel. Para a ocasião, em solo, Joana emprega sintetizador e efeitos para peça improvisada na nobre tradição exploratória das abordagens mais intuitivas à música electrónica. Estética primordial e sonicamente em bruto, contrasta tanto com a digitalização cheia de brilho da conceptrónica dos anos 10 como com a actual tendência de recuperação analógica através de módulos de síntese electrónica.

Maria da Rocha
Violinista de formação clássica, Maria da Rocha desdobra-se em vários projectos entre a música clássica e a contemporânea. No seu mais recente trabalho a solo, “nolastingname”, ouvimo-la a quebrar correntes com o seu passado e a construir um corpo de trabalho que conjuga violino e buchla, misturando o clássico, o tradicional e o avant-garde da electrónica das últimas quatro décadas. Cria uma música sem lugar, difícil de classificar, que abraça diferentes sensibilidades e acolhe a sua interpretação. Música livre e para libertar de uma compositora que vive nesse estado de espírito.

Nigga Fox
Inventor do Meu Estilo, EP que a Príncipe editou em 2013, e soberano nessa arte que ninguém igualou, no âmbito das famílias da música que se agregam com o nome conveniente de Batida (não confundir com o artista do mesmo nome). Acelerado pelo confinamento, Rogério Brandão foi transformando o seu set de DJ em actuação ao vivo, fluída, os sons com permanência mais longa no espaço e a ressonância africana talvez mais discreta mas inequívoca. A posição única não só na música de dança mas até na história da música produzida em Portugal tem gerado um percurso largamente respeitado dentro e fora, comunicado com o ritmo, melodia e abstracção que formam a sua linguagem.

USOF
Purga, GABBEROLAS ou USOF são projectos de João Rochinha, músico residente em Lisboa e que tem feito vários esforços para preencher os espaços em vazio no output da electrónica portuguesa. Artista versátil, sob a alçada de USOF dá-nos música ambiental emotiva, sublime, com uma vasta paleta de sons que surpreende, desde o primeiro "Selections 0" ao último editado "Selections 1", ambos pela Rotten \ Fresh, que juntamente com a surf é uma das duas editoras que gere. O recentemente lançado via bandcamp "live at ZDB" prova que a experiência ultra-sensorial é semelhante ao vivo como em estúdio.

INFORMAÇÕES

endereço flur loja:
mercado de arroios, loja 28. rua ângela pinto. 1900-067
telefone: 218821101
metro: alameda (linha verde/vermelha)
localização: google maps

horário loja física:
segunda-sexta: 11h-19h
sábado: 10h-19h
domingo: encerrados

horário loja online: 24 horas

Sem comentários: