sexta-feira, 26 de novembro de 2021

NOVO SINGLE DE SOGRANORA






















O novo single dos Sogranora, "Qualquer impasse", uma canção de amor que fala sobre largar o orgulho em função do bem-estar mútuo, continua a explorar as sonoridades que têm vindo a pautar o percurso da banda. Fundindo a sensibilidade pop com uma arquitectura musical trabalhada, o tema é dotado de uma leveza contagiante e, simultaneamente, de uma ambição artística atenta aos detalhes. A melodia principal tem por guia uma linha de baixo serpenteante e criativa, num pequeno universo habitado por recheadas harmonizações vocais, teclas coloridas, guitarras dialogantes, variações rítmicas inspiradas e pelo dengoso saxofone que protagoniza o emotivo desenlace. A relaxada atmosfera de “Qualquer impasse” reúne um compêndio fervilhante de ideias, à boa moda dos Sogranora, aqui envoltas numa acessível e terna doçura que parece prolongar o calor do fim do Verão.

No vídeo de "Qualquer impasse", somos transportados para um pequeno universo fictício, que se situa no início do século XX, passado dentro da mente de um escritor que conta uma história acerca de um jovem operário que se apaixona à primeira vista por uma mística figura feminina. Este acaba por ser rejeitado, mas é consolado por um amigo improvável. Por trás desta história, existe uma protagonista discreta, que está presente no vídeo de início ao fim: a flor Amarílis, também conhecida popularmente como Sogra e Nora, que representa a imagem da banda.

Sobre Sogranora

Sogranora é uma banda formada por três rapazes do Seixal: o Ricardo Sebastião (vocalista, guitarrista e teclista); o Tomás Andrade (guitarrista, teclista e back vocalist) e o Vasco Gomes (baterista, percussionista, sampler e back vocalist). O que começou por ser uma banda de covers, em 2017, estava a compor os primeiros originais, um ano depois.

Em 2019 editam o seu single de estreia, “Semilisboeta”, um tema que aborda a rotina monótona e repetitiva de quem vive fora da capital, mas que faz a vida lá. Este single continua a ser o maior sucesso da banda: permitiu-lhes dar 15 concertos nesse mesmo ano, em vários bares, festivais e palcos de renome, como a EXPOFACIC, a Festa do Avante, o Popular Alvalade ou o Auditório do Fórum Municipal do Seixal.

Pouco mais de um ano depois da edição do primeiro single, os Sogranora reaparecem com o EP "Altivez e Castigo", feito com muito amor e alma a partir das suas casas, devido ao isolamento obrigatório. A banda descreve este trabalho como "uma viagem de 16 minutos pelo deserto isolado", devido às sonoridades melancólicas, exóticas e progressivas que se podem encontrar no mesmo. Nesse mesmo Verão, compõem e gravam “Peixes”, um tema com uma roupagem mais acústica, influenciada pelo Folk e pelo Samba, um tema sobre a vontade de sair de casa e conhecer o mundo com olhos mais conscientes.

2022 vai conhecer um novo EP da banda. Até lá, podemos ouvir o primeiro single, “Qualquer impasse”, um tema de amor sobre largar o orgulho em função do bem-estar mútuo.

Sem comentários: