Helena Sarmento apresentar-se-á pela 1a vez no Rio de Janeiro, nos próximos dias 22 (Casa das Artes de Paquetá) e 26 de Janeiro(Casa do Choro).
Em ambos os concertos será acompanhada à viola por Yuri Reis (músico brasileiro radicado no Porto) e no bandolim por Pedro Amorim(músico com longa carreira dedicada à música brasileira).
Em Lonjura (2018), o seu terceiro álbum, Helena Sarmento recriou,com um arranjo de fado, “O Bêbedo e a Equilibrista”, êxito de Aldir Blanc e João Bosco, imortalizado na voz de Elis Regina. Também aí, gravou uma versão do Fado Xuxu (Fado Carioca), do repertório de Amália Rodrigues.
É nas palavras que canta – a grande maioria delas escritas por joão gigante-ferreira e pelo seu pai, o escritor Joaquim Sarmento - que helena sarmento se encontra e se reinventa.
“(...) Helena Sarmento é um desses seres que chegam discretos e disponíveis, se expõem sem reservas, sem redes; (...) Discreta, secreta, ela encetou a sua afi rmação fora das correntes dominantes, norteada por uma exigência, uma lucidez inamovíveis. “Lonjura” fi ca-nos, pela carga da sua atmosfera, planície de irrecusável modernidade. (...)”
(Fernando Dacosta, escritor)
Se o fado é a música dos grandes sentimentos, a poesia brasileira está repleta de fado. Assim, numa viagem entre o fado e alguns clássicos da música brasileira, Helena Sarmento, Yuri Reis e Pedro Amorim celebrarão o afecto entre dois países irmãos, com tanto em comum para além dos mais inequívocos elementos que nos unem: a língua e a palavra.
Sem comentários:
Enviar um comentário