sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A VIDA PLENA DE CATARINA BRANCO






















Vida Plena
, o LP de estreia de Catarina Branco, está a partir de hoje disponível em streaming, editado pela Maternidade e Cuca Monga. Apresentações a 19 de Março em Lisboa e a 25 de Março no Porto.

O título do disco de estreia de Catarina Branco - “Vida Plena” - traduz a ideia basilar da procura de equilíbrio e o constante questionamento sobre o próprio bem-estar, movido e catalisado por uma inquietação existencial. A tradução do confronto entre os limites da nossa existência exterior e a incessante busca do equilíbrio interior percorre todo o disco, tanto no plano temático como musical. Se no primeiro EP - ‘Tá Sol (2019, Maternidade) -, gravado na solidão do seu quarto, tinha o foco centrado somente no interior, com canções de rescaldo de emoções fortes, sempre de forma descomprometida, Vida Plena  vem relacionar a exterioridade com essa mesma interioridade, mantendo um olhar sobre sequelas emocionais com melodias ingénuas e cortantes, simples e eficazes na sua pretensão de síntese emocional e conceptual.

Assim, desta feita, “Vida Plena” foi produzido e gravado de forma diametralmente oposta: em estúdio(s) e com apoio de produção, gravação e de executantes. Luís Severoesteve ao leme da produção e mistura deste disco, pegando no processo de construção das canções de Catarina Branco e que as originaram em primeiro lugar: melodias de voz. A partir das mesmas linhas melódicas, foram pensados os restantes arranjos que as sustentam e permitem contar a história por detrás de cada melodia. Arranjos esses executados por Raquel Pimpão (teclados e segundas vozes), Rodrigo Castaño (baixo) e, mais pontualmente, pela chica (guitarras), Fernão Biu (sopros) e Júlio Branco (percussões).

Sem comentários: