"Porto Santo" é o disco de estreia de Inóspita, projeto a solo da jovem guitarrista Inês Matos, e está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais. O LP, com selo da Xita Records, contará também com edição em vinil.
"Porto Santo" foi gravado na ilha que lhe dá nome, fruto de uma residência apoiada pela Câmara Municipal do Porto Santo, e foi produzido por Primeira Dama, com quem Inês toca desde a adolescência.
Neste que é o seu disco de apresentação como intérprete e compositora, Inóspita foi em busca da narrativa da canção em termos exclusivamente instrumentais, tentando alcançar profundidade estética recorrendo apenas ao seu instrumento de eleição, a guitarra.
Inês toca desde tenra idade, tendo passado pela Academia de Guitarra, onde é professora desde os 16 anos, e pela Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra.Vinda de um meio onde a posição do instrumentista-intérprete é quase exclusivamente ocupada por homens, Inóspita adivinhava-se como uma lufada de ar fresco no imaginário do guitarrista-solo. "Porto Santo", antecipado pelos singles "Março" e "Taberna", é a prova disso.
Sem comentários:
Enviar um comentário