Luca Argel, cantautor luso-brasileiro residente em Portugal há mais de 10 anos, edita a 2 de março um disco ao vivo do espetáculo de "Samba de Guerrilha" apresentado a 8 de junho de 2021 no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.
2021 foi um ano importante para Luca Argel, com a edição de "Samba de Guerrilha", disco que está a celebrar agora 1 ano. Desde o seu lançamento o artista teve a oportunidade de levar este álbum de norte a sul de Portugal, não só pela sua vertente musical, mas também cénica e histórica.
Uma destas apresentações foi feita a 8 de junho no Porto, cidade onde o artista residiu nos últimos 10 anos, e foi nesta sua casa que foi gravado o espetáculo, no Teatro Sá da Bandeira, que serve agora de base a este "Luca Argel ao vivo no Porto".
Sobre esta edição e espetáculo, Luca deixa-nos algumas palavras:
"No dia 8 de junho de 2021 subimos ao palco para uma dupla comemoração: a festa dos meus 33 anos, e a aguardada apresentação do 'Samba de Guerrilha' no Porto, depois de alguns meses de atraso impostos pela pandemia.
Como toda boa festa, tivemos a participação de convidados muito queridos. O Frankão (aka O Gringo Sou Eu) e a Karla da Silva, que participaram nas gravações do disco e pela primeira vezcantaram junto com a nossa “banda de guerrilha”, e também a surpresa de um querido amigo e parceiro, o Tiago Nacarato.
No próximo dia 2 de março, quarta-feira de cinzas, é o 'Samba de Guerrilha' que vai fazer o seu primeiro aniversário. E para celebrar resolvi partilhar um pouquinho da alegria que passou pelo teatro naquela noite de primavera, com direito ao "parabéns a você" puxado pelo público, bolo e velinhas sopradas."
Além deste lançamento, 2022 continua a prometer muito mais Luca Argel e "Samba de Guerrilha" na estrada por Portugal e até fora do país.
Depois de uma apresentação inédita em Paris no Théâtre du Châtelet, Luca Argel segue para várias outras localidades portuguesas em concertos em nome próprio ou festivais:
24 Fev – Casa da Criatividade, S. João da Madeira
04 Mar – TAGV, Coimbra
14 Abr – Live in a Box, Teatro Municipal de Bragança
15 Abr – Live in a Box, Teatro das Figuras, Faro
21 Abr – Samba de Guerrilha EM CENA no São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
27 Abr – Local a anunciar, Porto
15 Mai – Conversas no Museu de Leiria
Sobre "Samba de Guerrilha":
"Samba de Guerrilha" é uma viagem no tempo, onde conhecemos histórias e personagens do combate ao racismo, à escravidão e às desigualdades. Ouvimos a narrativa em forma de samba, mas um samba que, desta vez, está permanentemente a testar os limite das suas possibilidades musicais, um samba reinventado, eletrificado, nascido a um oceano de distância da tradição.
Entre clássicos e jóias pouco conhecidas do repertório do género, dois singles já foram apresentados e os restantes temas são todos eles versões de sambas já existentes mas que, juntos neste trabalho, contam a história deste género musical.
SAMBA DE GUERRILHA
Luca Argel, 2021
Participações:
Telma Tvon narra
José Feitor ilustra
Vinicius Terra canta em VIRADA
Carlos César Motta toca as percussões em DIREITO DE SAMBAR
Átila Bee lê a carta da Revolta da Chibata em ALMIRANTE NEGRO
O Gringo Sou Eu canta e produz o beat em VÁ CUIDAR DA SUA VIDA
Karla da Silva canta em UMA HISTÓRIA DIFERENTE
Captação, mix e master: Luca Argel nos estúdios Escalpo de Mársias
LUCA ARGEL AO VIVO NO PORTO
Luca Argel, 2022
A banda de guerrilha: Carlos Cesar Motta (Bateria); Neném do Chalé (percussão); Pri Azevedo (teclas); Cláudio César Ribeiro (guitarra)
Som: Hugo Valverde & Cia. Instrumental
Video: Produza!
Fotos: Ana Carvalho
Ilustração da capa: José Feitor
Sem comentários:
Enviar um comentário