sábado, 26 de fevereiro de 2022

MUP FEST 2022


 


















TRAVESSIA | NANI MEDEIROS & JOÃO PITA

"Música se confunde com a vida, não dá para imaginar a vida sem música", segundo o músico brasileiro João Pita.

João Pita cresceu ouvindo muita música em casa. E quando se tornou músico, percebeu que a música poderia ser muito agregadora, promovendo o encontro de pessoas que têm afinidades musicais. E foi por causa da música que encontrou seus grandes amigos e encontrou também a sua companheira na música e na vida, a cantora Nani Medeiros.

João Pita é luso-brasileiro, filho de pai madeirense. Através da sua música, busca fazer uma viagem musical tanto à sua ancestralidade portuguesa, pelo lado paterno, como aos seus antepassados africanos, pelo lado materno.

Nani Medeiros, por sua vez, sentiu que ao cantar podia fazer aquilo que melhor sabia. Quando começou a se apresentar em público, percebeu que havia sempre uma energia muito inspiradora entre ela e a audiência, uma troca que considera muito gratificante. Sentiu, assim, que sua missão era cantar, que com o seu canto podia levar coisas boas às pessoas, porque a música tem esse poder de reverberação. Para Nani, música é coragem e liberdade. No momento em que se está em palco, sente que está a se revelar. E o público percebe de imediato quando essa emoção é ou não verdadeira.

Nesse projeto Travessia, João Pita (violão de sete cordas) e Nani Medeiros (voz) apresentam um repertório de canções que falam um pouco de quem escolhe transitar, atravessar, mudar-se, mover-se, percorrer um caminho, deixar-se influenciar e seguir em frente. Canções de tempos antigos, mas também dos tempos atuais. Para o duo, aliás, sempre foi importante pesquisar a fundo temas dos artistas de sua predileção, mas ambos gostam também de buscar novos autores, novos poetas para compor o seu repertório.

A música brasileira é vastíssima, mas João e Nani elegeram o choro e o samba-canção como fontes maiores de inspiração. João, aliás, sempre teve um gosto enorme por canções em tom menor, de viés mais dramático. Com este projeto, o duo mostra que o choro e o samba-canção podem ser tão melancólicos quanto o fado e à morna.

Travessia acentua, assim, as similaridades e diferenças entre esses universos musicais, acompanhados por uma formação clássica de fado, com André Dias na guitarra portuguesa e Daniel Pinto no baixo.

RÓXIMO CONCERTO
MIRANDA > 06 DE MARÇO, domingos às 21:00

Sem comentários: