segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

NOVO SINGLE DE FOGGY



Foggy revela mais um single, "Time", do álbum de estreia, "In Appropriate Use of Dangerous Tools",

Disponível dia 15 de Março

Apresentação ao vivo | 25 de Março | Arroz Estúdios (Lisboa)

“Time" é o segundo single do álbum de estreia de Foggy, projecto pop electrónico novo e cativante que, assim como a neblina, captura tudo o que encontra. Uma música com sabor a anos 80 que, na sua leveza electro pop, viaja num espaço onde tudo muda, mas tudo permanece igual.

“Time” reflecte sobre o sentido do tempo, sobre a sua centralidade na forma como modela a nossa percepção do mundo e como interagimos com ele. No fundo, o tema procura descrever a constante e eterna procrastinação que, embora nos aflija, acaba inevitavelmente por transportar-nos para um lugar de onde é cada vez mais difícil sair. Na sua abstracção, “Time” representa uma questão bem concreta e presente nos nossos dias: a vontade de agir, superada tantas vezes pela melancólica incapacidade de o fazer.

Apesar da aparente carga, é com total leveza e despretensão que Foggy apresenta este segundo single, que conta com a participação de Catarina Monteiro na voz, cujo vídeo foi realizado por Amanda Naughton.

Tanto "Time" quanto o primeiro single "Sand" vão fazer parte de "In Appropriate Use of Dangerous Tools", o álbum de estreia de Foggy, músico italiano a residir em Portugal desde 2016. Produzido e gravado em Lisboa, vai estar disponível em todas as plataformas digitais no dia 15 de Março e vai ser apresentado ao vivo, no dia 25 do mesmo mês, no Arroz Estúdios (Lisboa). Aquilo que à primeira vista poderia parecer um DJ set é, na realidade, um verdadeiro concerto electrónico levado a cabo pelo Francesco Pintaudi (Foggy) e pelo seu braço direito, Daniele Pistone. Os dois tocam e criam em tempo real beats e composições originais, recorrendo a drum machines, samplers e sintetizadores. Música electrónica tocada e cantada ao vivo, temas em português, inglês e (obviamente) italiano, uma atuação totalmente orgânica, cheia de dinâmicas envolventes que puxam para a dança. A não perder!

Sobre Foggy 

Francesco “Foggy” Pintaudi é um músico e produtor residente em Lisboa. Originário de Palermo, na Sicília, cria o seu primeiro projecto de autor, HANK!, e estreia-se a tocar ao vivo com o músico Nicolò Carnesi. Depois de anos de gravações e tours por Itália, muda-se para Berlim, onde encontra um panorama musical diferente e intrigante. Após dois anos de introspecção e absorção da vida da cidade, muda-se para Portugal, onde reside desde 2016.

Em Lisboa, começa um novo capítulo da sua vida artística: o projecto Wattafog, que marca o início de uma fase de experimentação de novas sonoridades eletrónicas e sintéticas. Dessa experimentação, nasce o projecto Foggy com que produz e grava, em poucos meses, quatro singles: "Vermelho", "Never Give Up", "My Day" e "To Welcome the Sadness". A edição destes singles, que são descobertos por algumas rádios nacionais e regionais, desencadeia uma série de concertos por todo o país, destacando-se a sua participação na final do festival Termómetro.

Em 2020, lança o projecto No Escurinho com o músico e autor Daniele Pistone. O videoclipe, lançado com a Glam Magazine e o jornal Público, resultou dum apelo do músico a artistas e amigos para que contribuíssem com vídeos gravados durante o confinamento.

Nos últimos tempos, tem produzido diversos projectos em Portugal, mas também noutros países como Inglaterra, Itália ou Brasil. Está prestes a lançar o seu primeiro álbum a solo ("In Appropriate Use of Dangerous Tools"), ao mesmo tempo que vai apresentando o seu trabalho através de live-sets em diversos palcos e cidades portuguesas.

Sem comentários: