sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

OUT.RA APRESENTA




















 

A Out.ra está super-entusiasmada  por partilhar cinco-sim-cinco programações para Março e Abril pelo Barreiro, com um regresso em força dos concertos imperdíveis que tomam o pulso ao que se vai fazendo pelo país e pelo mundo-

Em Março, no dia 11, recebemos pela primeira vez um quarteto transatlântico que carrega em si todos os jazzes: o Humanization 4tet do guitarrista Luís Lopes, acompanhado pelo saxofone de Rodrigo Amado e o contrabaixo e a bateria dos texanos Aaron e Stefan Gonzalez; o último disco da formação, o seu 4º desde que começaram a tocar em 2008, tem lugar em quase todas as listas dos melhores álbuns de 2021 a nível internacional, e o concerto promete o fogo do free, a melodia do bop e a energia do punk. Dificilmente haveria melhor forma de regressarmos a uma sala onde já fomos tão felizes, agora com nova e dinâmica gerência - a Sala 6 (antigo Be Jazz Café).

Uma semana depois, dois regressos: a admirável Clothilde, mestre das arquitecturas sónicas modulares e das paisagens sonoras eléctronicas criadas com a parede de sintetizadores feitos à mão pelo músico Hobo, de retorno à nossa cidade após actuações no OUT.FEST em 2018 e 2019; e o promissor João Silva, trompetista que tivemos o prazer de ouvir há dois anos e meio como parte da noite especial dedicada à editora Creative Sources. Os concertos acontecem no Auditório da Biblioteca Municipal, no dia 18.

Já em Abril, nova dose dupla de música criativa: no dia 15, regressamos à Sala 6 para o encontro explosivo entre dois dos pontas de lança do jazz nacional - Ricardo Toscano & Gabriel Ferrandini trazem-nos o seu duo pleno de lirismo e fúria, diálogo entre a poesia do saxofone de Toscano e a bateria infinita de Ferrandini.

No dia 29, e outra vez na Biblioteca Municipal, noite de improvisação livre com a estreia barreirense da belga Farida Amadou, nome de grande destaque nas novas músicas europeias, que com um baixo eléctrico, um amplificador e meia dúzia de pedais redefine o papel e o potencial do instrumento, e o "nosso" Fernando Ramalho a fazer o mesmo com a guitarra e a sua poesia oblíqua.

Os bilhetes para estas 4 noites já podem ser adquiridos, como habitualmente online, ou presencialmente nas lojas do costume.

Por fim, mas logo de início, recebemos na tarde de 5 de Março, também na Biblioteca, mais um momento público do trabalho desenvolvido por uma das bolseiras OUT.RA em 2021: Vera Marques aka Puçanga é a anfitriã de novas "Vozes Plurais", um ciclo de conversas abertas ao público sobre a potência afectiva e política da voz nas suas várias manifestações, seja na música, na oralidade ou na escrita. Os convidados para este encontro são os históricos militantes anti-fascistas Helena Pato e Álvaro Monteiro. A entrada é livre.

Sem comentários: