quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

TREMOR CONVIDA A PEDALAR












A edição 2022 do Tremor anuncia hoje aquela que será uma das novidades do seu cartaz: a adaptação do conceito Tremor Todo-o-Terreno – Fundação Millennium BCP para a inclusão de percursos sonorizados a serem realizados de bicicleta. Adensando a sua relação com o território, o Tremor manterá as já habituais caminhadas performativas, este ano numa parceria com o Terra Incógnita, projecto lançado na recta final de 2021.

O programa Terra Incógnita para esta edição do festival vai propor então três residências de criação juntando as cantautoras Arianna Casellas e Hanne Hukkelberg, a primeira venezuelana radicada no Porto e membro integrante do colectivo Sereias e da dupla Montes, a segunda, cantora e instrumentista norueguesa. A segunda dupla será composta pelo grupo de música exploratória Tropa Macaca e pela mexicano-norueguesa Carmen Villain, artista e produtora a operar nos territórios da música ambiental. A terceira composição pelo 37.25 Núcleo de Artes Performativas, o baterista e compositor Pedro Melo Alves, a cantora de jazz Sheila Simmenes, com concepção de figurinos pela Tilo. As diferentes parelhas serão desafiadas a criarem uma banda sonora e performática que ative três trilhos seleccionados na ilha de São de Miguel. Paralelamente ao programa de apresentações, o Terra Incógnita integra ainda um ciclo de conversas com todos os artistas envolvidos, assim como visitas a estabelecimentos de ensino da região, com vista a despoletar um debate em torno das relações possíveis entre arte, cultura, território e preservação.

As caminhadas performativas do Terra Incógnita implicarão inscrição e estarão abertas, gratuitamente, para pessoas que não possuam bilhete para o Tremor 2022.

Para este ano de 2022 o festival vai propor uma reconfiguração do conceito Tremor Todo-o-Terreno - Fundação Millennium BCP, que passará a ser composto por percursos de cariz mais urbano a serem executados em bicicletas eléctricas. A criação do ambiente sonoro e da performance final para este segmento de programação está entregue, nesta edição, à artista e cantora afrotravesti brasileira Áquilla Correia, aka Puta da Silva. O acesso ao programa Todo-o-Terreno - Fundação Millennium BCP implica a aquisição de bilhete para o festival.

Integrado nas actividades paralelas do festival, será ainda realizado um workshop de Occitano, orientado pela dupla francesa Cocanha. As novas confirmações juntam-se aos já anunciado cartaz de concertos, onde se integram, entre outros, Alabaster Deplume, Bitchin Bajas, Lyra Pramuk, Maria Reis, Rodrigo Amarante, Sessa, Tristany e We Sea, assim como as cinco residências de criação do festival.

Os bilhetes para o festival custam 60 euros e podem ser adquiridos em bol.pt. Mais informações podem ser consultadas em http://www.tremor-pdl.com/pt/.

O Terra Incógnita é financiado no âmbito do Connecting Dots do Programa Cultura EEA Grants 2014-2021 gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de parceiro do programa, com organização da Associação Cultural Plutão Camaleão e apoio da Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Teatro Micaelense, NOPA - the Norwegian Society of Composers and Lyricists, Amigos dos Açores, Wayzor Rent a Car em colaboração com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.



PROGRAMA TERRA INCÓGNITA
Terra Incógnita #2
Além da Paisagem
04 a 09 de Abril de 2022
Açores, Portugal

Artistas
37.25 Núcleo de Artes Performativas
Arianna Casellas
Carmen Villain
Hanne Hukkelberg
Pedro Melo Alves
Sheila Simmenes
Tilo
Tropa Macaca

Incógnita Talks
37.25 Núcleo de Artes Performativas
Arianna Casellas
Carmen Villain
Hanne Hukkelberg
Tropa Macaca

Incógnita na Escola
Equipa de Curadoria
Sheila Simmenes
Pedro Melo Alves

Grupos de artistas em residência
Arianna Casellas + Hanne Hukkelberg
Carmen Villain + Tropa Macaca
37.25 Núcleo de Artes Performativas + Pedro Melo Alves + Sheila Simmenes + Tilo

Sem comentários: