sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

XINOBI LANÇA TERCEIRO SINGLE



“Phénix” é o terceiro single da extensa linha de temas que antecipam o novo álbum de Xinobi “Balsame”. O novo tema conta com a participação de Arâm e ainda um videoclipe que dá continuidade à narrativa visual do álbum de uma forma intensa.

Xinobi saiu de um ano extremamente produtivo em 2021 e começou 2022 ainda com mais energia. Revisitou “On the Quiet”, numa versão expandida cheia de surpresas; voltou a colaborar com Gisela João em “Tábuas do Palco I”; produziu uma extensa lista de remixes para nomes como Luca Musto, Omri Guetta e Omer Tayar; editou o EP de 4 temas “Morangos” pela Frau Blau; e ainda completou o ano com os temas “Helium” e “Imaginary Numbers”, este último juntamente com o seu parceiro de editora, Moullinex. O pouco tempo que restou, passou-o a limar as arestas do próximo álbum “Balsame”.

<<Sobre utopias em tempos de distopias, sobre curar a humanidade, sobre tomar as ruas para dançar contra a luta social e sobre viver à altura de clichés como "unidos somos mais fortes" ou "agir local, pensar global">>. É assim que Xinobi descreve o seu novo álbum com estreia marcada para o dia 8 de Abril. “Balsame” apresentou já alguma das suas facetas com os singles “La Tormenta” e “Amor Cego” e é conduzido, para já, através de 3 idiomas diferentes, pelas vozes de Meta_ e Margarida Encarnação, respectivamente. Em “Phénix”, o mais recente single desta viagem, Arâm canta em francês e é mais uma das vozes femininas que ecoam pelo novo disco do produtor. A presença da artista não termina nesta faixa e revela-se a mensageira de todo o projecto ao contribuir ainda com a sua voz tão imponente e cativante para outros dois temas ainda a estrear. Assim como os singles anteriores, o novo tema conta também com um videoclipe que dá continuidade à viagem visual até à estreia do álbum.

Com lançamentos pelas editoras Discotexas, Anjunadeep, Frau Blau, Do No Sit, MoBlack, Radiant e Ministry of Sound, Xinobi ganhou nome no mundo da música. Com remixes, edições, e reworks para artistas como Joris Voorn, O Terno, Crooked Colours, Moullinex, Luca Musto, Nicolas Jaar, Toro Y Moi, Agnes Obel, Kraak & Smaak, John Grant, Kris Menace e Riva Starr, acabou por provar as suas capacidade de recriar novos universos sonoros para temas já conhecidos nas pistas de dança. Em 2014, lançou o seu álbum de estreia “1975”, com elementos de bandas sonoras ao estilo Morricone, e influências de dub, deep house, disco, e acid, entregues a uma sensibilidade pop e um flare individual que o distingue de outros produtores de música de dança com uma visão mais genérica. Seguiu-se “On The Quiet” em 2017, um álbum com foco na história dos produtores de música eletrónica, desde o punk rock e skateboarding até à música house, e como a música de dança pode ter um papel de consciencialização social.

“Balsame” promete ainda muitos convidados e colaborações, num álbum onde estão compilados alguns dos melhores trabalhos de sempre de Xinobi. Agora é a vez de “Phénix” nos levar até mais próximos do novo longa duração previsto para o dia 8 de Abril.

Sem comentários: