sexta-feira, 4 de março de 2022

B.E.R.A LANÇA-SE A SOLO COM SINGLE DE ESTREIA

 




















Frederico Martinho, membro fundador dos HMB, é B.E.R.A e acaba de lançar o seu single de estreia “Não Pára”, já disponível em todas as plataformas digitais e com um videoclipe que pode ser visto no YouTube.

B.E.R.A é o alter ego de Frederico Martinho, um dos mais influentes guitarrista do panorama nacional, co-autor e co-produtor dos HMB e criador de Pimenta Caseira. Foi graças a um mau episódio que Frederico Martinho deu vida a B.E.R.A, que escreve de forma crua, impura, verdadeira, lasciva e sem restrições para amar e chorar, para celebrar e dançar, para desejar e arder.

Cada uma das frases da canção de estreia de B.E.R.A pode ser isolada e emoldurada como frase motivacional, um lembrete que podia estar perdido no iPhone ou num bloco de notas qualquer, mas que ganhou a forma de música e que lança o mote para este início de carreira a solo.

“Não Pára” é um compêndio RnB / Funk minimalista, um Tetris de poucas mas complexas peças que encaixam na perfeição e que vão surgindo a um ritmo lento mas implacável. O riff pegajoso e hipnotizante do baixo, as guitarras sujas, os sopros à la Hargrove e a talkbox prestam homenagem ao universo habitados pelas personagens de um submundo de onde B.E.R.A emerge como o Tal - aquele que guia os chulos, as strippers, os malparidos, almas perdidas - e que encoraja cada um a ser o que é: a cumprir a profecia que os trouxe a este mundo, mesmo que esse destino não seja o mais bem visto pelo habitantes do mundo “diurno“.

Esse destino tem uma função, um lugar no ecossistema que agora é menosprezado e posto de parte - o da noite - os artistas, os burgueses, aqueles que sempre souberam viver e agora não podem vs aqueles que nunca viveram e agora querem começar a viver.

Um hino que pode vir a ser cantado por uma nação, uma viagem interior alimentada pela mesma matéria prima das grandes epopeias, a procura do Eu em praça pública.

Sem comentários: