quinta-feira, 28 de abril de 2022

A RUA DAS PRETAS DIA 8 DE MAIO CELEBRA O ENCONTRO DE MOACYR LUZ, PIERRE ADERNE E PEDRO LUÍS NO COLISEU DOS RECREIOS






















A Rua Das Pretas dia 8 de maio celebra o encontro de Moacyr Luz, Pierre Aderne e Pedro Luís no Coliseu Dos Recreios. Uma noite em que Pierre Aderne e Moacyr Luz desvendam músicas do álbum de inéditos que estão a gravar juntos entre o Rio De Janeiro e Lisboa e encontram o conterrâneo Pedro Luís, para juntos aos residentes da Rua Das Pretas, se sentarem numa mesa, transformada em roda de sambas, fados e mornas, instalada no palco do Coliseu.

O espetáculo será o penúltimo episódio da série, que está a ser filmada com estreia na RTP1 em finais de Maio.

Depoimentos de Pierre Aderne, Moacyr Luz e Pedro Luís sobre este encontro em Lisboa no Coliseu. Os três juntos são responsáveis por uma infinidade de canções, que já fazem parte do inconsciente coletivo lusófono, gravadas por nomes maiores da música de Brasil, Portugal e Cabo Verde.

“O mestre Ian Guest — Arranjador, pianista e maior autoridade no ensino de harmonia da música do Brasil — que deixou-nos esta semana, dizia : A criança sabe, porque não sabe que não sabe...
Minha relação com Moacyr Luz e Pedro Luís, transcende a música, é intrínseca. Quando penso em fazer música com eles, faço música sem pensar, por pura intuição, como fazem as crianças sem saber.
Compor com meu parceiro Moa, faz-me lembrar a leveza das pipas que eu soltava, quando moleque do alto de uma laje no morro do dendê na Ilha do Governador.

Pedro Luís e eu certamente estivemos na mesma escolinha de arte quando éramos miúdos. Somos três meninos nascidos na baía de música da Guanabara, que ao longo dos últimos 20 anos, viramos filhos de criação do Tejo e das sete Colinas. Espero que Santo António traga as alianças ao Coliseu, para celebrarmos esta bonita história de amor chamada Lisbofonia. “

Pierre Aderne

“Meu sobrenome Luz vem do meu bisavô português Manoel. Estar em Lisboa me traz uma sensação de andar dentro de mim, reconhecendo a ladeira que tem sido a minha vida…

A surpresa, vindo na maré do Tejo, inventou um cais para eu poder encontrar meu parceiro Pierre Aderne, brasileiro de Copacabana, mas com as costas cravejadas de amêijoas da terrinha. A conversa se estendeu pelo Atlântico, os radares em sintonia perfeita, que eu trato como predestinação. Compusemos dez músicas durante a primavera lusitana, trocamos mil dúvidas até florescer nesse show com a Rua Das Pretas no Coliseu de Lisboa. O passado aos pés do futuro."

Moacyr Luz

“Lisboa e rua, uma dupla que beira a perfeição; visto que andar por essa cidade — que é uma segunda casa para mim — é prefácio fundamental tão logo e sempre que nela ponho meus pés. Se essa Rua é das Pretas e no Coliseu dos Recreios, aí já não beira: é de facto a Perfeição, assim maiúscula. Lisbo-luso-brasofonia, em tão boa companhia, é o topo da cadeia dos desejos de voltar à estrada além-mar. Pierre, Moacyr e toda a turma da Rua Das Pretas, que fará as melodias saírem a dançar é privilégio em alta.

E viva a malta!“

Pedro Luís 

BIOGRAFIA

Moacyr Luz é um dos maiores nomes do samba contemporâneo, criador do clássico Samba Do Trabalhador, parceiro de Aldir Blanc, gravado por grandes artistas da música brasileira como : Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Martinho da vila, Fafá de Belém, além de ser o autor do samba enredo da mangueira de 2022, gravado recentemente em dueto com Chico Buarque .

Pedro Luís, é fundador do Monobloco — o maior bloco de rua do Carnaval do Rio, considerado um dos artistas mais importantes da música carioca, igualmente gravado por artistas como Ney Matogrosso, Elza Soares,Adriana Calcanhoto, Maria Rita, António Zambujo, Mart’nalia, Fernanda Abreu, Roberta Sá entre outros.

Pierre Aderne, fundador da Rua Das Pretas, que vem há 12 anos promovendo a aproximação e fusão da música brasileira com a música portuguesa e da África lusófona . Fez duetos e compôs para artistas como: Seu Jorge, António Zambujo, Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Gisela João, Flavio Venturini, Wagner Tiso, entre tantos outros .

Sem comentários: