sexta-feira, 29 de abril de 2022

O DISCO DE O MARTA



O novo single, "Mulher Beirã", dá-nos a conhecer aquela que “sai da luta a saber amar”. A vivacidade das vozes presentes desde o início até ao fim do tema, acompanhadas de um dançável e marcado carácter rítmico, revelam a quem ouve a figura feminina resiliente, lutadora e carinhosa que inspira O Marta a trazer a sua singularidade peculiar para além-fronteiras da região beirã.



O seu primeiro single, lançado em 2021, “Quando o corpo não te convém”, consiste num tema que grita tanto a voz do folclore beirão, como a voz do povo português, abordando também assuntos atuais e, no fundo, intemporais, como a aceitação do nosso corpo. Nas suas músicas somos arrastados para um mar de sonoridades distintas, desde a flauta ao trompete, às harmonias vocais, aos sons das guitarras que nos levam para o indie e às viscerais percussões tradicionais.

Guilherme Marta, começou o seu estudo musical em 2008 quando ingressou no conservatório de música de Viseu, onde aprendeu piano. Mais tarde, num ato de rebeldia, começou a tocar guitarra, inspirado pelos CD’s que encontrava no sótão do seu pai. Já aos 14 anos fundou a sua primeira banda de covers, que percorriam deferentes estilos de música. Mais tarde, ganhando o interesse pela composição, começou a compor as suas próprias músicas e criou a sua primeira banda de originais intitulada de Blazerdog, que iniciaram uma tour em 2015, atuando em vários venues da zona da beira alta e baixa. Gravaram ainda um single antes do seu término em 2016. No mesmo ano, Guilherme iniciou os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde tirou a licenciatura no curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Em paralelo, começou a descobrir o mundo da produção que o levou durante estes anos a formar, em conjunto com Leonardo Patrício, o duo chamado Bang Avenue, ligado a uma vertente mais eletrónica e progressiva, lançando em 2019 um EP e mais 4 singles.

Em 2020, aos 22 anos, Guilherme Marta decide virar-se para a exploração do seu “Eu”, começando pelas terras da sua infância, onde descobriu as vozes polifónicas da beira alta. Criando um forte laço de inspiração com a música tradicional da sua região, formou, assim, o seu novo projeto, em setembro de 2021, intitulado

O Marta.

"E o que dizer dessa promessa cintilante que é O Marta? Talvez que, para além de parecer já estar a encontrar um lugar seu algures no continuum passado/presente/futuro da música portuguesa, estudou na Universidade de Aveiro... Pois, há-que reivindicá-lo também!"

Jorge Cruz - Fundador e vocalista da banda Diabo na Cruz

Próximo Concerto
2 Junho 2022
Gretua
Aveiro

Sem comentários: