segunda-feira, 23 de maio de 2022

GOHU COM NOVO DISCO






















Ao segundo disco, GOHU dialoga a partir de um ponto de vista contemporâneo com a portugalidade da música tradicional, a irreverência de António Variações, e faz ainda um retrato das suas vivências no Brasil

Como publicitário, realizou projetos de comunicação para artistas internacionais como YoYo Ma, Usher, Lady Gaga e Elton John; e brasileiros como Emicida, Kevin o Chris, Criolo e Milton Nascimento, Ivete Sangalo, Baco Exu do Blues - com quem ganhou o Grand Prix de Entertainment Lions for Music em Cannes 2019; e Baiana System e Tropkillaz, cujo projeto foi nomeado ao Grammy Latino de 2020.

Depois de ser considerado criativo publicitário do ano a nível mundial em Cannes 2013 e melhor Diretor Criativo do Brasil em 2019, Hugo decidiu realizar o seu sonho de adolescente e trazer à luz do dia algumas das músicas que volta e meia começam a tocar na sua cabeça. Assim criou GOHU, um projeto despretensioso, de uma inocência quase adolescente com letras satíricas e sarcásticas.

A sua estreia em 2020, com o single "Vai ficar fixe", conquistou a imprensa nacional, entrou em playlist nas principais rádios nacionais, e regista mais de 300 000 streams nas plataformas digitais. Em dois anos edita o seu primeiro álbum - Terra da Faina - , produz 10 telediscos, alguns que contam com várias participações, "Olha eu aqui" com Pedro Fernandes e outras figuras ilustres como Eduardo Madeira, Joana Cruz, Joana Madeira, João Baião, Luis Filipe Borges, Mariana Alvim e Raminhos; "Sopra Vento" com S.Pedro; "Monólogo Surdo" com a VJ brasileira Michelli Provensi; e "Nesga de Sol" com Tainá.

Dois anos após uma estreia inesquecível, GOHU transforma-se numa animação, e edita o segundo álbum "Imbassaí", que marca o regresso de Dom Sebastião, traz promessas de férias de um mundo imerso no caos, uma maré cheia de amor, letras namoradeiras, uma ode ao Norte e termina com uma nova língua que se espera ser aprendida dos mais novos aos mais velhos.

Com músicas compostas durante a sua temporada na pequena vila de Salvador, Bahia, GOHU convida-nos a relaxar, mas não tanto.

Desde o seu primeiro single, que o lançou como artista, GOHU procura trazer leveza e humor para as suas músicas e mensagens. Neste segundo álbum - Imbassaí -, GOHU reforça a leveza e o seu humor, onde as batidas eletrónicas abraçam instrumentações mais orgânicas.

As músicas foram escritas e compostas entre o final de 2020 e durante 2021, durante uma longa temporada numa pequena vila de pescadores - IMBASSAÍ - a cerca de 15km da Praia do Forte, em Salvador (Brasil). Em Tupi, “Imbassaí” significa “caminho das águas”. Nessa pequena vila, desagua no Atlântico um rio que corre por largos quilómetros paralelamente ao mar, servindo como uma barreira natural ao capitalismo e urbanismo desenfreados.

“A escolha das músicas deste álbum passou pelo filtro da leveza. Todas elas teriam que fazer sentido num set de pôr do sol, com batidas mais suaves e letras que despertam um sorriso de um canto ao outro da boca. Claro que na hora de produzir, algumas ganharam uma personalidade própria, mas todas se conectam com esse propósito.” GOHU

Imbassaí não é apenas um caminho dos rios. Ele é o caminho possível da conexão entre um emigrante português no Brasil com suas raízes. Quase todas as letras acariciam o tecido social e pessoal dos portugueses no seu país. A começar pela música introdutória “D. Sebastião” que, não só faz a ponte com a capa do álbum de “Terra da Faina”, como também representa essa eterna espera dos portugueses por uma nova glória, produto de uma força maior. “Ergues-me o lençol”, “Luau”, “Maresia”, “Contigo como Lontra” e “Nesga de Sol” mostram como a prosperidade está nos detalhes gratuitos do dia-a-dia. No amor, no humor, nos prazeres carnais, no descanso e descaso. “Ode ao Norte” e “Alain Delon” são odes às raízes nortenhas de GOHU; “ETs, levem-me daqui” e “Nova língua” encerram o álbum opondo ritmos brasileiros de “oba, oba”, com convites à reflexão. A produção continua a cargo do brasileiro Emmo Martins, da Bamba Music.

“Apesar do álbum ter poucas referências e sonoridades brasileiras, ele possui Imbassaí no seu ADN. Acredito que tal como as minhas músicas, as águas de Imbassaí chegam todos os dias a Portugal. Ondas sonoras e ondas do mar conectadas com um mesmo contexto e propósito: de nos sentirmos bem com pouco. Imbassaí é um espaço de praias desertas de humanos, mas repletas de mar, areia, palmeiras, uma constante brisa de mar e humanidade. Em Imbassaí tudo é simples. Andei ora descalço ora de chinelos durante 8 meses. E tirando o aluguer da casa, a internet e as compras de supermercado, não existe onde gastar dinheiro. Tudo é gratuito. A praia, o mar, o sol, a simpatia de todos. É um lugar que te faz questionar as engrenagens dos sistemas capitalistas.” GOHU

“Dom Sebastião”, o single de destaque e uma síntese de "Imbassaí"

Num contexto de incertezas globais, Dom Sebastião surge como uma solução milagrosa, imediata e indolor, que todos ansiamos. Se há séculos atrás, Dom Sebastião voltaria para resolver as vicissitudes de um domínio espanhol, agora volta para resolver todo e qualquer imbróglio nacional - de dívida externa, a nortadas em Agosto - ou pessoal - como dor nos joanetes e um vizinho chato.

Este single faz também a ponte entre o anterior trabalho e a nova obra de longa duração de GOHU. O refrão “nossos problemas acabaram, Dom Sebastião voltou.” é a resolução da promessa de dias melhores, apresentada em “Vai ficar fixe”, single de lançamento de Terra da Faina, álbum esse que apresenta na sua capa, uma versão de GOHU numa pose famosa de Dom Sebastião.

“Dom Sebastião abre o álbum Imbassaí porque é uma síntese do álbum. É otimista e bem humorado na superfície, mas carrega sátira e questionamentos do tecido social nas entrelinhas. Possui fortes raízes lusitanas, tanto de referências como de vocábulos, e a sua produção musical é menos pesada, com arranjos eletrónicos a dividirem espaço com instrumentações mais orgânicas e leves” diz GOHU

Sem comentários: