quarta-feira, 4 de maio de 2022

SOGRANORA COM NOVO SINGLE















Foto: Francisco Soares

Sogranora é uma banda formada por três rapazes do Seixal, que, em 2017, deram início a um projeto de covers. Em 2018, começaram a compor os primeiros originais, tendo vindo a estabelecer a sua carreira nesta vertente.

Os Sogranora lançaram na quarta feira, dia 4 de Maio, "Alguém", em exclusivo no YouTube, para fomentar as visualizações do videoclipe do single, uma vez que este é um conteúdo em declínio relativamente às grandes plataformas de streaming, como o Spotify. “Alguém “ é o segundo single de "Amarílis", o próximo EP da banda - previsto para o fim de 2022 - e estará disponível em todas as restantes plataformas a partir de sexta feira, dia 6 de Maio.

Para os Sogranora, este novo single faz a ponte entre o seu começo e o ponto em que agora se encontram. A canção representa a ingenuidade de quem é jovem, de quem se sente perdido, à procura de direção, na esperança de um dia ser alguém de que se orgulhe ser. A sua sonoridade leve e fresca, guiada por linhas de guitarra elétrica e guitarras acústicas que enchem a canção do início ao fim, representa as bases musicais que os uniram e vai evoluindo ao longo da música, sendo progressivamente desenvolvida através da sua produção, com camadas de sintetizadores e vozes que refletem a procura de novas sensações e paisagens sonoras. Esta procura é clara na música, que nunca fica estagnada, passando de ambientes mais suaves e encantadores para ritmos de influência africana, percorrendo ainda influências do Funk e do Blues e atingindo o seu clímax num solo de guitarra inspirador, que conclui a música com uma paisagem épica e sonhadora.

A narrativa deste videoclipe representa e satiriza o sonho de ser "Alguém" no mundo da música, através de um ambiente visual pensado e construído pelos Sogranora, o Lucas Coelho, o Francisco Soares e o Elmano Costa.
Mantendo a imagem vintage e o tema do sonho do trabalho anterior, "Qualquer Impasse", o vídeo promete uma atmosfera descompremetida, divertida e caricata, à boa maneira dos Sogranora.

Em 2019 lançaram o seu primeiro single, “Semilisboeta”, um tema que reflete acerca da rotina monótona e repetitiva de quem vive fora da capital, mas que faz a vida lá. Este single ganhou algum reconhecimento, e continua até hoje a ser o maior sucesso da banda, que lhes permitiu dar 15 concertos nesse mesmo ano, em vários bares, festivais e palcos de nome, como a EXPOFACIC, a Festa do Avante, o Popular Alvalade ou o Auditório do Fórum Municipal do Seixal.

Pouco mais de um ano depois do lançamento do primeiro single, em Abril de 2020, os Sogranora, movidos pela vontade de lançar música, reapareceram com um novo EP, intitulado de "Altivez e Castigo", feito com muito amor e alma a partir das suas casas, devido ao confinamento. Este foi gravado e produzido com o pouco material que cada membro da banda tinha em casa, recreando numa troca digital de faixas de áudio, aquilo que criaram juntos em ensaio. Descrevem este trabalho como "uma viagem de 16 minutos pelo deserto isolado", devido às sonoridades melancólicas, exóticas e progressivas que se podem encontrar no mesmo.

Nesse mesmo verão, compuseram e gravaram “Peixes”, um tema com uma roupagem mais acústica, influenciada pelo Folk e o Samba, inspirado pelo campo e pela natureza, acerca da vontade de sair de casa e reconhecer o mundo com olhos mais conscientes.

A banda está neste momento a finalizar o seu próximo EP, "Amarílis", do qual já se podia ouvir o primeiro single, "Qualquer Impasse", podendo agora ouvir-se "Alguém", o mais recente.

Os Sogranora são o Ricardo, o Tomás e o Vasco. Apesar de cada um ter a sua função principal na banda, todos são multi-instrumentistas e acabam por compor e produzir em conjunto as músicas do projeto. Ricardo Sebastião, que ao vivo assume a função de vocalista, guitarrista e teclista da banda, tem 22 anos e está atualmente a acabar uma licenciatura em Music Production na ETIC. O Tomás Andrade, de 21 anos, que desempenha o papel de guitarrista, teclista e de back vocalist, para além da licenciatura em tecnologias da música que está a tirar na ESML, está a acabar o último ano do curso regular de guitarra jazz, na escola de jazz Luíz Villas Boas, que pertence ao Hot Clube de Portugal. Por fim, com 21 anos, Vasco Gomes ocupa o lugar de baterista, percussionista, sampler e back vocalist na banda. Está atualmente a concluir o curso regular de bateria jazz na mesma instituição que o Tomás. Fez ainda o Higher National Diploma em Criação e Produção Musical na ETIC, em conjunto com o Ricardo. Para além disto, todos os membros desempenham outros trabalhos no mundo da música, tais como o ensino, produção musical e como músicos de sessão para projetos de outrem.

Sem comentários: