quinta-feira, 28 de julho de 2022

FESTIVAL SANTA CASA ALFAMA












Programação do Palco Bogani e Palco Santa Casa Futuro, completam cartaz de concertos do Festival.

Palco Bogani – Grupo Sportivo Adicense
Conceição Ribeiro
João Casanova
23 de setembro

Nuno de Aguiar
António Varela
24 de setembro

Palco Santa Casa Futuro – Sociedade Boa União
Escola de Fado Sociedade Musical de Cascais:
Julieta Afonso, Lourenço Afonso, Manuel Pinto, Tópê
23 de setembro

Clube Lisboa Amigos do Fado, Marvila:
Carla Arruda, Carlos Sobral, Joana Carvalhas
24 de setembro

Bilhetes à venda em meoblueticket.pt, no Museu do Fado e nos locais habituais.

23 e 24 de setembro
Alfama, Lisboa

Nos dias 23 e 24 de setembro, a música e o espaço não são coisas que se separem no bairro de Alfama. E é a partir dessa união que surgem os momentos mais emocionantes para o público. Nesse sentido, os grupos e as coletividades também são convidados a participar nesta grande festa do Fado. Os palcos instalados no Grupo Sportivo Adicense, o Palco Bogani, e na Sociedade Boa União, o Palco Santa Casa Futuro, são bons exemplos dessa dinâmica. No Palco Santa Casa Futuro ficamos a conhecer algumas promessas do fado, vozes que garantem o futuro da nossa música. A programação estará a cargo de Escola de Fado Sociedade Musical de Cascais e do Clube Lisboa Amigos do Fado (CLAF) de Marvila. No Palco Bogani, instalado no Grupo Sportivo Adicense, o fado é trazido pelos fadistas Conceição Ribeiro, Nuno de Aguiar, João Casanova e António Varela.

Palco Bogani – Grupo Sportivo Adicense

Conceição Ribeiro

Conceição Ribeiro nasceu em Lisboa, no bairro de Alcântara. Aos 15 anos canta pela primeira vez acompanhada à guitarra e à viola, pela mão do seu irmão e também fadista Armando Ribeiro. Foi apadrinhada pela fadista Milu Mendes e pelo rei Fernando Maurício. A carreira de Conceição Ribeiro tem sido construída ao longo dos anos, marcada pela presença assídua nas casas de fado em Lisboa e também pelas digressões, tanto em Portugal como no estrangeiro. Com cinco trabalhos discográficos editados, é um exemplo vivo do fado mais genuíno e bairrista. E é essa paixão fadista que Conceição Ribeiro vai levar ao Palco Bogani do Santa Casa Alfama, dia 23 de julho.

João Casanova

João Casanova nasceu em Grândola no ano de 1943. Começa a cantar em coletividades de cultura e recreio e, em 1971, alcança o 2º lugar na Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios. Posteriormente, grava o seu primeiro single, um sucesso nacional, seguido de outros êxitos como “Montemor É Praça Cheia”, “Quero que sintas que te quero”, “Um Laço de Grande Amor”, “Maria da Conceição”, entre um disco de folclore do norte ao sul do país. É, desde então, presença habitual nas casas de mais prestígio de Lisboa e arredores, entre as quais a Adega Machado, o Café Luso e o Arreda. Também fez várias digressões aos Estados Unidos da América e também a países da Europa e da América do Sul. João Casanova atua no Palco instalado no Grupo Sportivo Adicense, dia 23 de julho.

Nuno de Aguiar

Nuno de Aguiar é um dos nomes com mais história no fado ainda no ativo. Nasceu no bairro da Graça e com apenas nove anos já se aventurava no fado em Alfama. Desde aí nunca mais parou, mesmo em Angola, aquando do ser serviço militar. Com um estilo muito próprio, Nuno de Aguiar construiu um percurso invejável no fado, cantando nas melhores casas de Lisboa e, com o tempo, contruindo também uma carreira internacional que passou por países como França, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos da América, entre outros. Quando ouvimos Nuno de Aguiar, temos a sensação de estar em contacto com a essência mais pura do fado, como só um fadista cheio de alma seria capaz de transmitir. O público do Santa Casa Alfama poderá ter essa experiência dia 24 de setembro, no Palco Bogani.

António Varela

António Varela é mais um desses nomes que transmitem a essência do fado sempre que o ouvimos cantar. Com um percurso feito da paixão pelo fado, António Varela começou a cantar com apenas cinco anos. Natural da Azaruja, Évora, António é uma das maiores referências do fado no Alentejo, sendo uma habitual presença nos mais importantes eventos de fado na região. António Varela vai levar toda essa sua experiência ao Palco Bogani, no Grupo Sportivo Adicense, dia 24 de setembro.

Palco Santa Casa Futuro – Sociedade Boa União

Escola de Fado Sociedade Musical de Cascais:

Julieta Afonso, Lourenço Afonso, Manuel Pinto, Tópê

A Sociedade Musical de Cascais assegura a primeira noite de fado, a 23 de setembro na Sociedade Boa União. Conta já com 108 anos de idade e esforça-se por continuar a cumprir os fundamentos do movimento associativo na promoção da arte e da cultura popular. E, claro, o fado não poderia faltar nesta equação. Nesse sentido, traz também ótimas propostas fadistas ao palco do Santa Casa Alfama.

Manuel Pinto, com apenas 13 anos de idade, é aluno da professora Berta Maia. Diz que quem o conhece que é tímido e introvertido, mas, a cantar, tudo isso fica para trás. Cantar é uma das suas maiores paixões e é a cantar o fado que se sente realizado, como se vai perceber na Sociedade Boa União.
E por falar em juventude, mais um nome: Lourenço Afonso, com apenas 10 anos, nasceu no tempo das castanhas, com raízes no reino maravilhoso de Trás-os-Montes. A sua família tem tradição fadista, sendo que o seu avô Armindo e a sua bisavó Ana também cantavam muito bem o fado. Sempre gostou das tradições populares, estreando-se como fadista numa bonita noite de Reis. Desde então nunca mais parou e agora promete mostrar todo o seu talento ao público do Santa Casa Alfama.

Talento também não falta à Julieta Afonso, outra das vozes dadas a conhecer pela Sociedade Musical de Cascais. Com apenas oito anos de idade, é uma menina muito alegre e divertida, que desde cedo teve queda para a música e para a dança. Adora cantar todos os estilos musicais e herdou, à semelhança do seu irmão Lourenço, a veia fadista da sua família transmontana.

Por fim, também António Pedro, o TóPê, vai animar a noite na Sociedade Boa União. É um menino de 9 anos, de Carcavelos, com ascendência no norte do país. Desde tenra idade que revela grande paixão pela música, especialmente pelo Fado. Tem atuado como fadista desde os 3 anos em vários eventos familiares e culturais. Sonha um dia ser instrumentista de guitarra portuguesa, sendo atualmente também aluno do Prof. Hugo Afonso, dando já os primeiros passos no dedilhar deste bonito instrumento.

Todos estes jovens serão acompanhados pelos alunos de guitarra e viola da Sociedade Musical de Cascais: Daniel Siopa, Gonçalo Siopa, Tomás Siopa e o próprio TóPê, que, além de cantar, também é aluno de guitarra portuguesa.

Clube Lisboa Amigos do Fado, Marvila:

Carla Arruda, Carlos Sobral, Joana Carvalhas

A segunda noite de fado no Palco Santa Casa Futuro, a 24 de setembro, ficará a cargo do Clube Lisboa Amigos do Fado (CLAF) de Marvila, e os nomes que vão animar esta noite garantem um espetáculo imperdível: os fadistas Carla Arruda, Carlos Sobral e Joana Carvalhas serão acompanhados por Flávio Teixeira Cardoso, na guitarra, Duarte Nunes, na viola de fado e Luís Vieira Neves, na viola baixo.

Carla Arruda é apaixonada pelo fado desde muito cedo. Em 2008 começa o seu percurso tendo frequentado escolas de fado como o Clube Lisboa Amigos do Fado, local a quem deve toda a sua aprendizagem. Participou em concursos de fado como "O Fado mora em Marvila" e é presença habitual nas casas de fado lisboetas. Em outubro de 2010 foi a voz revelação feminina na gala do primeiro aniversário da Rádio Amália. Ainda nesse ano grava “Nos braços do Fado”. Continua a cantar de Norte a Sul e em setembro atua também em Alfama, na Sociedade Boa União.

Carlos Sobral começou no fado em 1988 e é o verdadeiro fadista castiço. Participou em alguns concursos de fado, nomeadamente na Grande Noite de Fado no Coliseu, onde foi o fadista com mais presenças. Teve também o privilégio de cantar ao lado de grandes vozes do fado e, com toda essa experiência, promete um concerto imperdível no Santa Casa Alfama.

Joana Carvalhas canta o fado desde os seus 10 anos de idade. Começou a dar os primeiros passos na Escola de Fado da Casa do Povo de Corroios. Já levou o seu fado várias vezes ao estrangeiro e vai cantando em clubes recreativos por vários bairros de Lisboa. De momento é residente numa das mais emblemáticas casas de fado de Lisboa, a Tasca do Chico, e atua dia 24 de setembro no grande festival de Fado, o Santa Casa Alfama.

Santa Casa Alfama,
mais de 40 concertos em vários palcos em Alfama.

CARTAZ COMPLETO DE CONCERTOS

Dia 23 de setembro
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
Homenagem a MAX por António Zambujo e convidados
Jorge Fernando
Rodrigo Lourenço e João Leote

Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
“Casa de Fado” A Tasca do Chico

Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
Deolinda de Jesus
Filipa Vieira

Palco Santa Maria Maior (Largo do Chafariz de Dentro)
Inês Pereira e Bruno Igrejas
Carolina Gomes e Pedro Ferreira

Museu do Fado - Esplanada
O Palco do Público com Tomás Marques
Inscrições até 9 de setembro para comunicacao@museudofado.pt

Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense)
Conceição Ribeiro
João Casanova

Igreja de São Miguel
Miguel Ramos convida Pedro Jóia
Lina

Fado à Janela (Largo de São Miguel)
Jorge Silva, Gilberto Silva e José Manuel Rodrigues

Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União)
Escola de Fado Sociedade Musical de Cascais:
Julieta Afonso, Lourenço Afonso, Manuel Pinto, TóPê

Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Rogério Charraz “O Fado no Coreto”
Né Gonçalves convida Soraia Cardoso

Igreja de Santo Estevão
Joana Amendoeira
Diamantina

Dia 24 de setembro
Palco Santa Casa (Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
Dulce Pontes convida Ricardo Ribeiro
“As Divas” Alexandra, Lenita Gentil, Maria da Fé, Maria da Nazaré
Aldina

Palco Ermelinda Freitas (Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa)
“Em Casa d’Amália” com José Gonçalez e André Amaro, Ângelo Freire,
Flávio Jr, João Leote,
Miguel Moura, Tiago Silva

Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
Matilde Cid
Zé Maria

Palco Santa Maria Maior (Largo Chafariz de Dentro)
Ana Marta e Lino Ramos
Mafalda Vasques e Eduardo Batista

Museu do Fado - Esplanada
O Palco do Público com Tânia Pataco
Inscrições até 9 de setembro para comunicacao@museudofado.pt

Palco Bogani (Grupo Sportivo Adicense)
Nuno de Aguiar
António Varela

Igreja de São Miguel
Maria Ana Bobone
Ana Sofia Varela

Fado à Janela (Largo de São Miguel)
Jorge Silva, Gilberto Silva e José Manuel Rodrigues

Palco Santa Casa Futuro (Sociedade Boa União)
Clube Lisboa Amigos do Fado, Marvila
Joana Carvalhas, Carla Arruda, Carlos Sobral

Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Agir
José Manuel Neto convida Rão Kyao

Igreja de Santo Estevão
Fadistas do Porto cantam Max

Bilhetes

Até 31 de agosto:
Passe de 2 dias – 30€
Bilhete diário – 20€

De 01 a 22 de setembro:
Passe de 2 dias – 35€
Bilhete diário – 25€

Nos dias do Festival:
Passe de 2 dias – 40€
Bilhete diário – 30€

O bilhete tem obrigatoriamente que ser trocado por pulseira, pelo próprio, colocada pela organização do Festival no Museu do Fado, a partir do dia 22 de setembro. A pulseira dá acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Só são válidos os bilhetes adquiridos nos locais oficiais de venda:

Bilheteira do Museu do Fado, meoblueticket.pt – Call Center Informações e reservas 1820 (24 horas), ABEP, Bilheteiras da Altice Arena, FNAC e em bilheteira.fnac.pt, Worten, ACP, El Corte Inglês, Turismo de Lisboa, Festicket, Seetickets.

Sem comentários: