CELEBRANDO DOIS MESES DA SUA NOVA VIDA, O NOVO ÁTICO ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DE JULHO COM O PIANISTA JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA E COM A MUITO AGUARDADA ESTREIA NO PORTO DE “2 DE ABRIL”, O NOVO E ACLAMADO ÁLBUM DE A GAROTA NÃO
Antes da usual pausa na programação cultural que o Coliseu Porto Ageas faz em agosto, a celebração desta nova vida do NOVO ÁTICO faz-se com dois nomes incontornáveis da música portuguesa. A 24 de julho sobe ao palco João Paulo Esteves da Silva, pianista virtuoso e de vasta obra, que apresentará o seu universo musical moldado pelos mundos do jazz, da canção, da música clássica e da música tradicional. O músico irá apresentar-se com um concerto a solo maioritariamente marcado pela improvisação, assente em interpretações realizadas no mesmo tempo e lugar, e baseadas em memórias, canções, experiências de vida, quadros e poemas, às vezes escondidos dentro do piano, como uma oração secreta a ser partilhada com o público.
Já no dia 31 de julho, a programação mensal encerra com A garota não, que irá estrear no Porto a apresentação do seu novo e ambicioso álbum “2 de Abril”. Um disco poético e político, que tem recolhido elogios da imprensa e da crítica, sendo destacado como um dos melhores álbuns lançados na primeira metade de 2022. Cátia Mazari Oliveira, mais conhecida como A Garota não, nasceu no bairro 2 de Abril, em Setúbal, no ano de 1983. A música esteve sempre presente na sua infância, seja através dos discos do pai, fosse com a música que os seus vizinhos faziam ecoar pelas ruas do bairro. Apresentou-se em nome próprio em 2019 com o aclamado “Rua das Marimbas n.7”, um álbum tocante, que a fez percorrer uma tour com mais de 40 espetáculos. Três anos depois regressa às edições discográficas com “2 de Abril”, um álbum destemido e generoso, que a cantora e compositora assume ser uma homenagem às memórias do bairro onde cresceu. “2 de Abril” é, para a sua autora, “uma viagem pela amizade e pelos desencontros que semeiam valor, e sobretudo uma viagem de busca pelo amor.” Entre as memórias do passado e as urgências do presente, este é um álbum “temperado com vontade, comoção, raiva, cansaço e aquela dose de angústia de onde se arrancam os temas mais doridos''. E depois serenidade. E depois alegria. E no fim disto tudo, uma grande gratidão.”
O novo disco e o novo espetáculo de A garota não são um enorme ato de cidadania e de liberdade. Uma estreia no Porto a não perder!
Sobre o NOVO ÁTICO:
Uma nova sala, voltada para a cidade. Foi com este mote que o NOVO ÁTICO abriu as portas à cidade do Porto, a 5 de junho de 2022, prometendo revitalizar esta sala histórica do Coliseu PORTO Ageas. Durante estes dois primeiros meses, homenagearam-se as históricas matinés de domingo desta sala, acolhendo muita da melhor música feita no nosso país. Convocando novos públicos, devolveu-se à cidade do Porto um espaço cultural essencial na sua memória, agora reabilitado e revitalizado com uma programação diversa, eclética e de referência.

Sem comentários:
Enviar um comentário