quinta-feira, 29 de setembro de 2022

EM OUTUBRO NA ZDB





















Domingo 2, 19h
Gala Drop – Lançamento de ‘Amizade’ ⟡ Chima Hiro (PT)

‘Amizade’ faz jus ao nome, numa celebração com vista panorâmica mas nunca dispersa sobre a cartografia que a banda tem explorado, com singular e já patenteado entender e jogo de cintura. A hipnose e expansividade do krautrock, o espaço transviado do dub, a pulsação da house, os sonhos da baleares, polirritmias de várias latitudes e a sintonia comunitária de encontros e epifanias reais e ainda possíveis na cidade. Antes e depois do concerto, os sets de Chima Hiro abraçarão um espectro eclético e refinado, tão expansivo quanto surpreendente; um reflexo de si própria, do seu gosto e preferências musicais.

Sexta 7, 22h
Daniel Levin (US) & Sei Miguel (PT)

Figura mítica do jazz, Sei Miguel toca o seu trompete (de bolso) com consciência plena da história do mesmo. Um peso que se reflecte numa música muito assumida, executada com rara intensidade e que tem sido aperfeiçoada laboriosamente através de um sistema musical próprio. Daniel Levin, músico nascido em Vermont, com vivência na fértil cena jazzística e improvisada de Nova Iorque, tem vindo a lapidar uma linguagem muito pessoal, recolhendo inspiração no jazz americano, na música clássica europeia, new music, improvisação livre ou no microtonalismo. Um momento de preciosa comunhão, aberta mas imbuída no rigor e visão muito próprias. Este concerto terá dois momentos a solo e um set final em duo.

Quarta 12, 21h
Lay Down Recordings c/ Alek Rein ⟡ April Marmara ⟡ Cecília Corujo (PT) ⟡ James Michael Rodgers (GB)

Primeira noite da nova editora de música Lay Down Recordings com Alek Rein, projecto pessoal de Alexandre Rendeiro que oscila entre o tradicionalismo cancioneiro da folk anglo-saxónica e o experimentalismo lírico, estrutural e sónico do rock psicadélico; April Marmara, o veículo conduzido por Beatriz Diniz na busca pela harmonia perfeita entre guitarra e voz; Cecília Corujo, escritora de canções eximiamente construídas, com o primeiro trabalho de originais a sair em 2023 por esta editora; e o universo catártico muito próprio do escocês James Michael Rodgers, com correntes a fluir entre a luz e a escuridão.

Sábado 15, 22h
CCA – Rita Silva ⟡ Fashion Eternal ⟡ Hot Dancerzzz (PT)

Noite com palco dado às motivações e bravura do Colectivo Casa Amarela. Bando com origens na Ilha da Madeira e transmutado para a capital, assente no núcleo duro de Bruno Pereira tcp Aires e Mafalda Melim, cujo trabalho contínuo tem desbravado diversos trilhos em torno da música electrónica – do harsh noise ao ambient, do drone às gravações de campo e demais matéria sem poiso certo. Com um catálogo já bem respeitável, onde se contam álbuns de Sã Bernardo, Peak Bleak ou Vomir, apresentam aqui o seu presente e projectam visões futuras.

Quarta 19, 22h
Bola de Cristal c/ Model Home (US) ⟡ Fantasia Radical (PT)

Mestres na arte do insólito e do caos, Patrick Cain e MC NappyNappa têm emanado algumas das vibes mais alinígenas na música de hoje. As quase trinta edições que dispõem na sua página de Bandcamp deixa prever a intensa actividade com que o duo de Washington se guia. Uma extensa obra em forma de portal para explorações em redor do rap, noise, jazz – e outras sub-denominações ainda por inventar. Parece terem pegado as sementes deixadas por pioneiros como Rammellzee ou Death Comet Crew, mas regadas com a mesma água de uns Excepter, Shabazz Palaces ou Wolf Eyes. Fantasia Radical, duas das mentes que conduzem a Príncipe e que acumulam também já larga experiência, saber e energia atrás dos pratos, aqui em conluio de visão e força motriz para a dança.

Sábado 22, 22h
Inês Malheiro – Lançamento de 'deusa náusea' ⟡ apneia (PT)

Surpreendente. Assim se descreve a natureza de acompanhar o trabalho que a bracarense Inês Malheiro tem desenvolvido nestes tempos. Como um antídoto inconsciente para a velocidade do mundo lá fora, a sua música respira encantamento sónico, imerso nas micro-existências de uma electrónica rarefeita e aglutinadora de vários possíveis fragmentos, do rock ao jazz. Com um percurso intimamente ligado à dança, as suas composições transmitem um movimento incerto, de indagação e chamamento, dando formas ao espaço sonoro que imagina e deste modo recria. apneia é um projecto composto por Guilherme Rodrigues e Tomé Silva, em que é explorada a submersão aquática de um saxofone sopranino.

Quinta 27, 22h
Lea Bertucci & Ben Vida (US) ⟡ Adriana João & Pedro Tavares (PT)

Duas figuras bem matraqueadas no epicentro da sempre activa cena experimental e electro-acústica da cidade que nunca dorme, Lea Bertucci e Ben Vida emparelham em ‘Murmurations’ um entendimento vivido do som, confluindo as suas idiossincrasias num espaço e tempo comunal de cartografia oculta. Sem saírem propriamente de uma zona de conforto, que na verdade nunca existiu dada a bravura exploratória inerente às suas músicas, a efabulação de ‘Murmurations’ resulta de um processo natural de convergência entre a forma e a matéria que lhes reconhecemos isoladamente, em diálogo. Adriana João e Pedro Tavares, autores de 6 Ensaios e onda dois ventos da CD.Recordable e Fungo, respectivamente, na primeira parte desta noite.

Sexta 28, 22h
Wolf Manhattan (PT)

Uma verdadeira criação do inquieto músico, compositor e produtor João Vieira que depois de marcar o panorama musical nacional com projectos tão díspares como complementares como os X-Wife, as festas Club Kitten e o alter-ego electrónico White Haus, regressa agora transfigurado na personagem Wolf Manhattan. 

Domingo 30, 19h
Myriam Gendron (CA) ⟡ Cavalo55 (PT)

Parte do encanto de nos apaixonarmos por músicos como Myriam Gendron (Otava, 1988), passa por perceber que são pessoas como nós. Só que, enfim, brilhantes. Este concerto na ZDB é uma oportunidade rara para estar na mesma sala com uma das grandes intérpretes contemporâneas. Ela não dá muitos concertos e é possível que a vida se volte a intrometer na carreira musical. Não se sabe. Faz parte deste encanto. Da verdade. Cavalo55 na primeira parte, é o projecto musical de Simone Carugati, cantor-compositor popular multi-instrumentista e muito bem viajado.

Sem comentários: