sexta-feira, 16 de setembro de 2022

MANEL CRUZ LANÇA SINGLE DUPLO EM COLABORAÇÃO COM ANDRÉ TENTUGAL E MIGUEL RAMOS PARA O PROJETO ESFERA






















Já está disponível o single duplo de Manel Cruz, em colaboração com Miguel Ramos e André Tentugal, com distribuição digital pela Omnichord. Esta parceria surge no âmbito do projeto “ESFERA”, com direção e curadoria a cargo de Henrique Amaro e André Tentugal, que procuraram criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, juntando artistas que, em muitos casos, nunca tinham trabalhado juntos.

Foram vários os artistas convidados a participar neste desafio, além de Manel Cruz, “ESFERA” conta ainda com Miramar e JP Simões, Sensible Soccers e Carlos Maria Trindade, os Mão Morta e Pedro Sousa, Joana Gama e Angelica Salvi, Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol.

Este single duplo, que conta com “Canção Sem Título” e “Quando tu me levas”, ficou disponível em formato vinil no início do mês e pode ser adquirido em concertos ou ainda na loja Louie-Louie no Porto. A partir de hoje podem ouvir em todas as plataformas digitais.

Sobre o projeto Esfera:

Esfera é um projeto com direção e curadoria de André Tentugal e Henrique Amaro que foi desenvolvido no sentido de criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, promovendo também a proximidade entre músicos que, em muitos casos, nunca antes tinham trabalhado juntos.

Para cumprir este objetivo, foi desenhado um plano que contempla várias etapas entre gravação, mistura e masterização de temas desenvolvidas num processo de residência artística no Estúdio Arda Recorders (Campanhã, Porto) durante 3 dias.

Com a premissa de juntar nomes da música portuguesa que ainda não se tinham encontrado em estúdio, participam deste projeto artistas de vários quadrantes e géneros do universo musical nacional, representando a qualidade e diversidade que pretendem marcar o Esfera: Miramar (dupla que junta Frankie Chavez e Peixe) com JP Simões, Sensible Soccers com Carlos Maria Trindade, os Mão Morta com Pedro Sousa, Joana Gama com Angelica Salvi, Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol, Manel Cruz com Miguel Ramos e André Tentugal.

O resultado destes encontros em estúdio foi a gravação de 2 ou mais temas inéditos de cada um dos grupos de artistas. Terminado o processo criativo em estúdio e de tratamento de som, é agora editada uma coleção com todas as gravações.

As edições físicas são individuais e dedicadas a cada um dos participantes em vinil. A comercialização será feita individualmente pelos artistas e bandas. O design gráfico do projeto e a sua identidade visual é da autoria do Studio Dobra.

O Esfera conta com o apoio do programa Garantir Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em 2021.

Sem comentários: