Os ecléticos Mind Mojo, os imprevisíveis Gana, os irrequietos Elan Mess e os novíssimos Blue Flamingo são os finalistas do Festival Metamorfose e vão atuar domingo (11 de setembro), às 17h30, no Parque de Bacelos, em Soure. A entrada é livre.
Numa primeira fase, foram escolhidos oito projetos entre as 50 candidaturas (com cinco temas, sendo três originais) que participaram no Festival Metamorfose, uma iniciativa da Academia de Música de Coimbra, nesta segunda edição coorganizada com o Município de Soure.
Os jurados foram Adriana Sá Couto (vocalista do projeto vencedor da primeira edição do Festival, The Jeggas), António Devesa (diretor do Conservatório de Música de Coimbra), João Paulo Castanheira (guitarrista dos Balbúrdia e fundador do Cercal Rock) e José Rebola (músico dos Anaquim).
A 12 de julho, num programa apresentado em direto, onde estiveram presentes o diretor do Festival Metamorfose (Pedro Ferreira) e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Soure (Teresa Pedrosa). foram apresentados os oito concorrentes selecionados. Elan Mess, Estrela Gomes, Blue Flamingo, Gana, Rafael Abrantes, Mind Mojo, Peter Strange e Marciano iriam atuar individualmente, num período de duas semanas, entre 25 e 28 de julho, 1 e 4 de agosto.
A escolha dos finalistas que se apresentam no próximo domingo foi feita com recursoo a város critérios, que incluíama votação do júri, do público e as vsualizações das atuações de cada um dos candidatos.
E entre 5 e 9 de agosto, 1879 pessoas votaram através do site festivalmetamorfose.com, 7026 pessoas assistiram às atuações em direto dos projetos selecionados, em oito programas, num total de 1402 horas de visualizações.
No próximo domingo, após os concertos dos finalistas – Elan Mess, Blue Flamingo, Gana e Mind Mojo – no Parque de Bacelos, o vencedor será decidido através da votação do público e do júri . Os prémios são 1 500 euros para o 1.º classificado, 750 para o 2.º, 500 para o 3.º e 250 para o 4.º. Mas mais do que a compensação monetária, o Festival Metamorfose teve como obetivos centrais contribuir para a valorização, desenvolvimento e formação na área musical, estimular a criatividade e proporcionar uma oportunidade a projetos emergentes.
Além dos quatros concorrentes, o público vai ter ainda direito a um extra no domingo: a estreia do grupo formado pelos alunos da 1.ª edição da Academia Metamorfose - Rock On - Academia de Música de Coimbra, resultado de uma ação de formação, que durou duas semanas e foi destinada a jovens de Soure.
A final do Metamorfose está integrada na programação do Pangeia - Festival da Juventude de Soure.
Sem comentários:
Enviar um comentário