Mafalda Veiga, uma das mais importantes e reconhecidas cantoras e compositoras portuguesas, está de regresso às edições com “ÓSCAR”, novo single e vídeo que antecipa a edição do seu próximo EP.
A canção conta a história de ÓSCAR, um jovem sonhador que adora cinema e viaja pela cidade de autocarro ou a pé à chuva, entre as suas aulas de karaté e ballet. Cruzando a cidade, ele sonha em tornar-se um artista como Marlon Brando, Nureyev ou Gene Kelly, alguns dos seus heróis. Quer “gostar do inverno” e “dançar à chuva”, “saber falar de amor” e “cantar como o Nat King Cole”, aprender tango e “ouvir Chopin, enquanto come um croissant”.
ÓSCAR gosta quando a vida lhe aparece desmedida, quando o apanha na avenida, e entre um beijo e um bitaite tudo pode acontecer. O som orgânico da guitarra de Mafalda Veiga com uma abordagem eletrónica transporta-nos para um ambiente descontraído, feliz e com esperança. O vídeo cruza referências da música e do cinema com a cidade de Lisboa, tendo sido realizado por André Tentugal.
O novo single conta com letra e música de Mafalda Veiga, acompanhada por António Vasconcelos Dias na guitarra elétrica, acústica e piano, David Santos no baixo, Miguel Casais na bateria e Manuel Oliveira no Hammond. A produção esteve a cargo de Agir, Nelson Carvalho e da própria Mafalda Veiga.
Autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea, a cantora e compositora estreou-se em 1987 com “Pássaros do Sul”, disco de prata em menos de um mês e Prémio Sete de Ouro Revelação. Desde a sua estreia editou vários álbuns que foram discos de ouro, prata e platina, como “Tatuagem” (1999, que integrou bandas-sonoras de novelas da Tv Globo), “Mafalda Veiga (Ao vivo)” (2000, CCB, Lisboa), “5 de Outubro no Coliseu de Lisboa” (DVD, 2004), “Chão” (2009, Prémio Zeca Afonso), “Zoom” (2011) e “Praia” (2016), com os quais fez tournées de grande sucesso, para um público fiel e numeroso, por todo o país.
Em 2018 editou versões em dueto das suas canções “Planície”, com Miguel Araújo, “Imortais”, com Jorge Palma, e “Praia”, com Rui Reininho, tendo nesse ano e no seguinte apresentado concertos ao vivo com estes músicos, e também com Ana Bacalhau e Tiago Bettencourt, no Coliseu do Porto e no Campo Pequeno, em Lisboa, para comemorar 30 anos de música.
Em 2019 publicou, com imagens originais da pintora Ana Vidigal, um livro com as letras das suas canções intitulado “E arrumei as gavetas e cuidei do meu jardim” (ed. Bluebook) e foi convidada para tocar com a cantora e compositora colombiana Mónica Giraldo na FilBo - Feira Internacional do Livro de Bogotá. Em 2020, durante o confinamento, participou no Festival online “Eu fico em casa” com um concerto ao qual assistiram mais de 11 mil pessoas. Nesse mesmo ano, Mónica Giraldo adaptou para espanhol e editou na Colômbia a canção “Todas as Coisas” (do disco “Praia”) e em 2021 Mafalda Veiga estreou o seu novo espetáculo SOLO, uma antologia pessoal da autora que nos é mostrada em filme, música e palavras. Recebeu também a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.
Em Junho de 2022, encerrou a sessão de abertura do Festival LEA, na Grécia, apresentando as suas canções no Museu da Acrópole de Atenas. Entre concertos com banda e a solo, prepara a edição de um EP para o primeiro trimestre de 2023.
Todos os dias às 19h, o mais antigo programa de rádio pela música portuguesa
está na RUC em 107.9FM ou em emissao.ruc.fm
material para audição/divulgação, donativos, reclamações e outros para:
Fausto Barros da Silva - Apartado 4053 - 3031-901 COIMBRA
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
MAFALDA VEIGA APRESENTA NOVO SINGLE E VÍDEO: “ÓSCAR”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário