Depois de se ter dado a conhecer com os singles “no final”, “coisas simples” e “contigo”, a cantora e compositora Mariana Dalot apresenta “círculo”, o seu álbum de estreia que conta com a produção de “Pity”, dos The Black Mamba.
A música fez parte desde sempre da vida de Mariana Dalot, que fez o seu percurso escolar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no ensino secundário tirou o curso de Formação Musical, tendo estudado piano, flauta transversal e voz. Em 2015 mudou-se para Londres, onde fez a formação superior em Popular Music Performance - Vocals no conceituado British and Irish Modern Music Institute.
Depois das primeiras experiências na cidade londrina com diferentes estilos fora do Clássico, e a tocar em banda, a cantora decide regressar a Portugal em 2018, onde começa a escrever as suas primeiras letras e canções, construindo a identidade sonora que se traduz neste seu primeiro trabalho discográfico.
“círculo” é um álbum sentimental, que nasce da vida de Mariana e da emotividade como canta o amor e a saudade, a tristeza e a esperança, a fuga e o consolo, a dúvida e o silêncio, a superação e as “as coisas simples que movem o mundo”. Um trabalho construído em torno da existência quotidiana, dos seus dramas e potencialidades, sendo sempre marcado por uma entrega vocal enternecedora.
Num registo pop sentimental, despretensioso e a piscar o olho à acústica folk, este é um disco íntimo de uma compositora que nunca pensou em ser cantora, mas que progressivamente encontrou nas canções uma forma de expressão das suas emoções, seja em registos mais expansivos, reflexivos, melancólicos ou contemplativos. O resultado são 12 canções cuidadas, originais e singulares.
“círculo” é um álbum distribuído pela Universal Music Portugal, que chega agora a todas as plataformas digitais e lojas e conta com letra e música de Mariana Dalot e produção de Pity, músico e produtor que tem trabalhado com nomes como Ana Moura, Dino D’Santiago, Cuca Roseta, Bárbara Tinoco, entre outros, para além de integrar o grupo The Black Mamba.
No passado dia 8 de outubro, Mariana Dalot foi convidada por Carolina Deslandes para subir ao palco do Theatro Circo de Braga como opening act do seu concerto nesta sala emblemática. A realização de um sonho antigo uma vez que Mariana nunca escondeu a admiração que tem por Carolina enquanto cantora e compositora.
Nos dias 27 e 28 de outubro, Mariana Dalot terá oportunidade de partilhar o palco com Rui Veloso nos seus espetáculos no Coliseu Porto Ageas. Pelas 20H00, a cantora e compositora bracarense irá apresentar alguns dos temas que marcam o seu disco de estreia, aquecendo o palco para uma das maiores referências da cidade do Porto, a tocar em casa.
21 OUT - FNAC CHIADO - 18h30
23 OUT - FNAC CASCAIS - 17h00
29 OUT - FNAC ALMADA - 17H00
30 OUT - FNAC COLOMBO - 17h00
Quem é Mariana Dalot?
Ainda em 2015 muda-se para Londres e tira o curso superior de Popular Music Performance - Vocals na British and Irish Modern Music Institute.
Em Londres é onde a artista tem o seu primeiro contacto direto com todos os estilos musicais fora do Clássico e onde toca pela primeira vez com uma banda em palco.
Em 2018 regressa a Portugal e estabelece-se em Lisboa. É também neste ano que começa a escrever em português as suas primeiras canções.
Nunca pensou em ser cantora, mas sabia que adorava cantar. Cresce a ouvir música clássica e artistas Pop americanos e sempre quis viver lá fora, mas é quando se muda para Londres que, curiosamente, ganha mais gosto por Portugal e pela cultura portuguesa. É quando começa a ouvir mais artistas portugueses, que decide também que fazia sentido começar a escrever e a cantar em português.
É irmã de Diogo Dalot, jogador do Manchester United FC desde 2018 e da Seleção Portuguesa de Futebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário