sexta-feira, 25 de novembro de 2022

FROM ATOMIC EDITAM NOVO DISCO

 













Durante este caminho a que chamamos vida, sentimos, por vezes, momentos de confusão emocional, sentimental e até existencial, que nos encaminham para diversas direções que podem construir ou destruir-nos enquanto pessoa. Cada vez mais, o mundo à nossa volta avança neste sentido e diariamente somos sovados com vagas de intensidades que, na maior parte das vezes, nos apanham desprevenidos.

Love, Fate, Now & Forever é o compêndio de todas estas experiências aliando as formas de sentir à música e a música às formas, dado que serão sempre indissociáveis. Com texturas sonoras que mantém a essência da banda, os From Atomic apresentam 11 canções negras, intensas, densas que tanto nos aconchegam como nos levam a abanar a anca.

O segundo disco da banda mostra um processo de maturação, em que se reconhece o seu som característico, ao mesmo tempo que se nota uma transição para uma nova musicalidade. Os synths tornaram-se parte dominante da música, levando-a ainda mais além no som etéreo shoegaze. Os feedbacks de guitarra estão sempre em background enquanto se sentem riffs harmoniosos que acompanham a voz, quase como uma segunda vocalização; o ritmo e coerência da música ficam a cargo de um baixo sujo e uma bateria repleta de reverb, bem ao estilo dos 80's.

O título do disco resume-se a quatro palavras, independentes, cada uma com a sua própria história que, se associadas, nos podem apresentar um completo mundo novo e uma multitude de histórias totalmente diferentes, como a filosofia do "Amor Fati" - em que a atitude é o prenúncio que molda a nossa perspectiva, ou o desejo eterno de imortalidade - e o "Memento Mori" que nos lembra da inevitabilidade da morte. Quatro palavras que, juntas, nos podem proporcionar inúmeras variáveis, incontáveis contos, sonhos e vidas. É esse o significado deste título e é, também, o da estrada que visualizamos na capa do disco: o caminho é teu e só teu! Na realidade, o significado é o que lhe quisermos dar, porque somos nós que decidimos a nossa própria história.

Os From Atomic nascem em Coimbra, em 2018, pela ideia de Alberto Ferraz desafiar Sofia Leonor a fazerem algo em conjunto, aos quais se juntou Samuel Nejati e, numa garagem subterrânea, começaram a surgir as primeiras melodias que se tornaram imagem de marca da banda. Esta imagem retrata uma sonoridade que resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90.

A sua melodia transporta influências como Yeah Yeah Yeahs, The Jesus & Mary Chain, Cocteau Twins, The Cure, DIIV, Siouxsie & The Banshees, Joy Division, The Raveonettes ou até Sonic Youth, numa súmula entre 'post punk' britânico da década de 80 e o 'indie noise' da década seguinte, conseguindo recriar um som com marca própria, crua mas firmemente apoiada em melodias pop.

A melodia aveludada das palavras com que Sofia Leonor (voz e baixo) interpela o ouvinte, expõe uma narrativa minimalista que se funde nas guitarras ruidosas de Alberto. O ciclo fecha-se com a fundação rítmica feroz de Samuel (bateria), que enquadra uma atmosfera simultaneamente negra e luminosa.
Em Maio de 2018 lançaram "Heaven´s Bless", uma faixa que despertou alguma curiosidade no panorama musical nacional. Ganhou espaço em rádios como a RUC e Antena 3, foi incluído na colectânea "A date with Gliding Barnacles" (Lux Records) e integrado no CD Novos Talentos FNAC 2019.

Em Março de 2020, lançaram o seu primeiro álbum, Deliverance, gravado nos estúdios da Blue House e editado pela Lux Records, contando com colaboração em uma faixa de Rui Maia (X-Wife, Mirror People). Apesar da pandemia e das contrariedades a ela associadas, o feedback foi um elixir propulsor para um novo trabalho que está finalmente pronto.

Preparam-se agora para lançar o segundo álbum de estúdio, Love, Fate, Now & Forever. Este disco contém faixas com a colaboração de Tracy Vandal (Tiguana Bibles, Tracy Vandal & John Mercy) e Toni Fortuna (D3o, Tédio Boys; The Mancines) e teve como tema de antecipação “Quiet” (Outubro de 2022). É lançado hoje com o selo da Lux Records e em simultâneo no Brasil pela Before Sunrise Records, com apresentação marcada para o dia 17 de Dezembro, em Coimbra, no Salão Brazil.

Mais datas:
10 de Dezembro - Braga (MAVY)
25 de Março - Lisboa (Bota)

Sem comentários: