sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

ANAQUIM CELEBRAM 15 ANOS COM CONCERTO ESPECIAL EM COIMBRA NO DIA 11 DE DEZEMBRO

 













Para assinalar uma década e meia de trabalho, a banda reúne-se em palco para revisitar alguns dos seus temas mais conhecidos, mas, também, para apresentar o novo disco. O concerto realiza-se no Convento de S. Francisco, em Coimbra, e conta com os “Quatro e Meia”, Katia Guerreiro e Jorge Benvinda (Virgem Suta) como convidados especiais. Os bilhetes estão à venda no site da BOL.

É já no dia 7 de dezembro que os Anaquim - banda de Coimbra formada por José Rebola (compositor e letrista - voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria) - completam 15 anos. Uma data que não podia deixar de ser assinalada e o mote para subirem ao palco, no próximo dia 11, para um concerto especial, no Grande Auditório do Convento de S. Francisco, em Coimbra. Para além de celebrar os 15 anos “de estrada”, o espetáculo serve ainda para apresentar o seu novo disco.

A ser lançado muito em breve, deste novo trabalho de estúdio (o 5.º na história do grupo) já é conhecido o primeiro single. Chama-se “Orgulho Felino”, acaba de ser lançado e é uma canção divertida, com um ambiente de anos 60, que retrata o que se julga conhecer dos felinos e do seu comportamento, tantas vezes elusivo. Nas palavras dos Anaquim, “’Orgulho Felino’ é o tónico ideal para os dias bons e menos bons. É uma canção que facilmente se canta com um sorriso e dificilmente se esquece”. O novo tema pode ser visto e ouvido aqui.

Para além de “Orgulho Felino”, neste concerto de celebração dos 15 anos, os Anaquim prometem outras novidades e juntam ainda à festa alguns convidados especiais como os “Quatro e Meia”, a Katia Guerreiro, e o Jorge Benvinda, dos Virgem Suta. Do reportório pode esperar-se uma visita a alguns dos maiores sucessos da banda - entre os quais “Sou Imune Ao Teu Charme” ou “As Vidas dos Outros” - e a estreia ao vivo de alguns dos temas que compõem o álbum a ser lançado no início de 2023. Os bilhetes já se encontram à venda em www.bol.pt.

Antes disso e já amanhã, dia 3 de dezembro, a banda aquece em Mondim de Basto com um concerto que se realiza às 22.00h no Favo das Artes. Os bilhetes podem ser adquiridos na tickeline.

Os Anaquim são uma banda de Coimbra, formada pelos músicos: José Rebola (compositor e letrista – voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria). A sua música tem diversas influências de cantautores portugueses, dos quais se destacam Sérgio Godinho e Zeca Afonso, mas ainda da canção francesa, do jazz manouche, da música country e do blue grass.

Depois do EP “Prólogo” (2008), a banda conquistou de imediato o publico português em 2010 com o álbum de estreia “As Vidas dos Outros”, considerado um dos “Dez Melhores Álbuns Nacionais” desse ano, pelos leitores da revista Blitz. Deste álbum destacam-se os singles “As Vidas dos Outros”, “Lusíadas”, “Na Minha Rua” e “O Meu Coração“, canção que conta com a participação inconfundível de Ana Bacalhau.

No seu segundo álbum “Desnecessariamente Complicado” (2012), a banda partilha uma belíssima música “Onde acaba o oeste” com a talentosa Viviane. Este álbum permitiu que o reconhecimento não se limitasse a Portugal, e levou-os a países como Hungria, a Namíbia, o Zimbabwe e a África do Sul.

Em 2016 os Anaquim regressaram com “Um Dia Destes”, com entrada direta para o 8.º lugar do Top Nacional de Vendas, um disco maduro, que veio consolidar ainda mais a posição da banda no panorama musical português. Deste trabalho destacam-se as parcerias com artistas de referência, tais como: Jorge Palma, no tema “Apontar é Feio (Desapontar-te é Pior)“, e Luísa Sobral, no tema “Há Sempre Qualquer Coisa“.

Em 2018, para além de comemorarem os seus dez anos de existência com o lançamento digital do álbum “Anaquim | 10 anos – ao vivo”, os Anaquim lançaram também o seu 4.º disco de originais. “O Quarto de Anaquim”, que retrata a banda num cruzamento. Um cruzamento entre as origens e novos caminhos, um cruzamento entre o velho e o novo mundo que só podia ocorrer em Portugal, expressar-se nas suas contradições, no seu quotidiano tanto saudosista como visionário, na dúvida do seu otimismo e no bater do seu relógio.

2020 trouxe a edição de um vinil que compila os melhores temas da banda e lhes acrescenta dois temas inéditos, “Ele Há Gente para Tudo” e “As Tuas Palavras”, num ano em que Anaquim, por força da pandemia, se reinventa num programa online “Anaquim na Net”.

Agora, estão de volta com novo single, e um espetáculo carregado de boa disposição, interação e muita festa, no dia 11 de dezembro, em Coimbra.

Os Anaquim encontram-se de momento a trabalhar no seu próximo álbum de originais, com lançamento previsto para o inicio de 2023. Com letras de constante atualidade e de uma ironia certeira, as suas atuações ao vivo são sempre sinónimo de qualidade, diversidade, boa disposição, interação e festa. Mais informações sobre a banda em www.anaquim.pt.

Plataformas digitais Site I Spotify I Instagram I Facebook

Sem comentários: