segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

SAMUEL ÚRIA ESGOTA CONCERTOS DE CELEBRAÇÃO DO ÁLBUM "O GRANDE MEDO DO PEQUENO MUNDO"

















10.º ANIVERSÁRIO CONTA EM PALCO COM ANTÓNIO ZAMBUJO, JORGE RIVOTTI, MANEL CRUZ, MÁRCIA, MIGUEL ARAÚJO E TOMARA COMO CONVIDADOS ESPECIAIS

TEATRO TIVOLI BBVA // 16 MARÇO
CASA DA MÚSICA // 21 MARÇO

A celebração de 10 anos de "O Grande Medo do Pequeno Mundo" vai juntar, em Lisboa e Porto, Samuel Úria a uma lista alargada de nomes que, à época, contribuiram decisivamente para que este se tenha tornado num disco charneira na sua discografia — António Zambujo, Jorge Rivotti, Manel Cruz, Márcia, Miguel Araújo e TOMARA.

E ainda, o público! Concertos únicos, despertaram nos que acompanham as prestações ao vivo de Samuel grande entusiasmo, e será com o Teatro Tivoli BBVA e a Casa da Música lotados que nos próximos dias 16 e 21 de Março, respectivamente, as velas serão apagadas.

"Os concertos de celebração dos 10 anos d’ “O Grande Medo do Pequeno Mundo” estão esgotados. É oficial.

Nada tenho contra o regresso de grandes fenómenos musicais interrompidos no tempo – não me incomoda serem tão vendáveis; compreendo o feitiço do saudosismo e a euforia nostálgica. Por outro lado, talvez isto me deva amedrontar quando quero fazer o oposto: festejar um minúsculo fenómeno que não foi interrompido. Fenómeno que foi, precisamente, o atear duma continuidade.

Com “O Grande Medo do Pequeno Mundo” não se tornou só claro o meu desígnio de viver da música, tornou-se inevitável. Todos os que se apressaram a esgotar as salas do Teatro Tivoli BBVA e Casa da Música só confirmam (e integram) este processo. A continuidade é nossa. Obrigado a todos pelas saudades ininterruptas.

Samuel Úria"

Para esta celebração de “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, Samuel Úria terá com ele em palco as vozes que contribuíram para a posteridade daqueles temas: “Lenço Enxuto”, com Manel Cruz; “Eu Seguro”, com Márcia (e a guitarra de TOMARA); a constelação de “Triunvirato”, em que juntou António Zambujo e Miguel Araújo; e ainda Jorge Rivotti que com ele abriu o álbum com “O Deserto”.

Mas se a ocasião justifica o destaque aos notáveis convidados, seria injusto não referir os companheiros de palco, seja porque alguns deles fizeram parte da construção do universo sonoro do álbum – Jónatas Pires nas guitarras; Tiago Ramos na bateria; Miguel Sousa em múltiplos instrumentos; ou Joana Wagner, Rebeca Reinaldo, Lucas Silva ou Tiago Silva nos coros – ou os cúmplices mais recentes que a Samuel Úria se têm juntado - António Quintino no baixo; Silas Ferreira nos teclados; e Inês Amador Pires, Inês Maia, Pedro Wagner, Rafael Nunes ou Simão Carneiro nas vozes.

Em palco, a interpretação integral dos 13 momentos musicais que fizeram de “O Grande Medo do Pequeno Mundo” um disco inolvidável no percurso de Samuel Úria. E também do nosso, testemunhas da sua singular criatividade.

A coincidir com estes espectáculos celebratórios, chegará aos escaparates das lojas especializadas a reedição em formato duplo vinil de "O Grande Medo do Pequeno Mundo" que, a par do repertório original do álbum publicado em 2013, inclui ainda quatro registos extra, a saber: uma versão de "Chamar A Música", a criação de original de Rosa Lobato Faria e João Carlos Oliveira criado para a voz de Sara Tavares para o Festival da Canção de 1994; e o original "Para Ninguém" — temas incluídos inicialmente na compilação temática "Voz & Guitarra 2"; uma versão de "Vital E Sua Moto" produzida para o disco de tributo ao grupo brasileiro Paralamas do Sucesso; e uma gravação ao vivo de "Eu Seguro" gravada na companhia de Márcia e TOMARA.

Sem comentários: