quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

TIAGO SOUSA EM DUO COM JOANA DE SÁ














Quinta feira, pelas 23h,  Tiago Sousa vai actuar no Festival Rescaldo em duo com a Joana de Sá. Sera um concerto com repertório preparado para a ocasião. No início de Março estará na B.O.T.A. (aos anjos) para um concerto que será o último em Lisboa dedicado aos recentes lançamentos, Ripples on the Surface e Organic Music Tapes vol 2, Irão acontecer outros concertos até Junho mas serão noutros pontos do país. Depois disso vai dedicar-se à composição de um ou dois novos álbuns a ser lançados depois do verão.

16 DE FEVEREIRO – DAMAS – 23H

TIAGO SOUSA + JOANA DE SÁ

Colaboração em estreia absoluta, a convite do Rescaldo, entre Tiago Sousa (um dos mais brilhantes alumni do burgo, pianista e compositor avesso aos academismos e dono de um percurso longo e continuadamente arrebatador) e Joana de Sá, cintilante revelação do ano transacto, que com o disco “Shatter”, lançado no seu início, conjurou, a partir de loops de guitarra e sintetizador, uma beatífica e potente homenagem às canções que lhe iam colorindo os dias – nada que se pareça com versões ou remixes, mas uma espécie de materialização dos fantasmas que tantas vezes nos acompanham na música que escutamos, e ao que de nós acrescentamos e subtraímos a cada uma no próprio acto de ouvir.

É talvez a repetição o grande ponto de encontro entre estes mundos: aos loops que Joana utiliza como base e motor para a quietude e transcendência, a organicidade da nova fase do Tiago (patente nas suas recentes “Organic Music Tapes”, nas quais os órgãos eléctricos se vão progressivamente imiscuindo num mundo-piano-acústico) vai traduzindo, crescentemente, uma voz que afirma menos e mostra mais – de quem é, do que lhe corre no espírito, do que de si é parte de uma universalidade que nos foi revelada por Riley ou por Reich ou todos os alquimistas que encontraram na beleza de uma frase simples a progressão para o encontro interior com o enigma do cosmos. Que importa a diferença de percursos e gerações quando todos fitamos a mesma linha de infinito?

Tiago Sousa – órgão, loops/ Joana de Sá – guitarra eléctrica, electrónicas

http://festival-rescaldo.info/tiago-sousa-joana-de-sa/

2 de Março
B.O.T.A, Lisboa
21.30 Tiago Sousa
Piano vertical + órgão eléctrico + loops
Entrada: 6€
Morada: Largo de Santa Bárbara, 3D, Lisboa (Anjos)
Reservas: reservas.toca@gmail.com

Neste concerto na B.O.T.A., Tiago Sousa irá revisitar temas dos seus lançamentos mais recentes, Ripples on the Surface e Organic Music Tapes vol 2. Álbuns em que encontramos, em contraponto com as suas composições para piano, uma forte presença do órgão eléctrico, e que revelam uma motivação determinantemente sónica, influenciada pelo minimalismo americano dos anos 60, em particular Terry Riley, Steve Reich ou Philip Glass. Ao mesmo tempo, um novo carácter toma conta do discurso pianístico de Tiago. Aqui encontramos composições orgânicas, em estado fluido, que formam nebulosas de sons de contornos indeterminados. A música de Tiago tece-se com o próprio tecido da vida – que dá forma aos rios, que revela a forma dos veios da madeira, da fibra nos músculos ou das marcas numa pedra Jade;

Sem comentários: