INCLUI OS TEMAS ‘PRAÇA ONZE’, ‘GORILLAZ’ FEAT. L7NNON, ESTRELA MAIOR, ENTRE OUTROS
BANDA ATUA A 25 DE FEVEREIRO EM LISBOA (CAMPO PEQUENO) E A 4 DE MARÇO NA SUPER BOCK ARENA (PORTO), DOIS ESPETÁCULOS INSERIDOS NA ‘THE GORILLEYEZ TOUR’
“O Gorila é o guardião da comunidade, apreende e encontra beleza em todas as manifestações da vida. Em todos os seus movimentos evidencia propósito e impõe as suas crenças acima de qualquer sistema. É em honra dessa irreverência que os Wet Bed Gang vêm anunciar a ‘The Gorilleyez Tour’. O espetáculo que é uma narrativa sobre a Selva de cimento, na perspetiva dos olhos do Gorila.” – Wet Bed Gang
Os WET BED GANG lançam o novo álbum ‘Gorilleyez’ a 21 de fevereiro 2023. A data escolhida para a edição deste novo trabalho do grupo tem uma carga emocional e simbólica muito especial pois é a data de aniversário do mentor do grupo, Rossi.
O conceito do título ‘Gorilleyez’ pretende satirizar o contexto em que o animal era historicamente utilizado como arma de arremesso racista. Uma metáfora sobre o gorila enquanto guardião da comunidade que observa e encontra beleza em todas as manifestações da vida. “Em todos os seus movimentos, evidencia propósito e impõe as suas crenças acima de qualquer sistema”, explicam.
As gravaçōes de ‘Gorilleyez’ decorreram nos Greatdane Studios, em Paço D’Arcos, e estiveram a cargo de SUAVEYOUKNOW. A mistura e masterização ficou nas mãos do produtor e cúmplice do grupo, Charlie Beats. Ambos são também creditados como produtores, assim como Holly e Paris Opera.
O lançamento do álbum foi antecedido por ‘Gorillaz’, single transatlântico que conta com a participação do conhecido rapper brasileiro L7NNON. Em três meses, o vídeo já superou um milhão de visualizaçōes.
Em novembro passado, o single ‘Devia ir’, atingiu a marca histórica de 50 milhōes de visualizações e em 2022, foi a oitava canção portuguesa mais ouvida no Spotify e os Wet Bed Gang constaram entre os 5 artistas mais ouvidos na plataforma de streaming - e o único grupo entre os dez mais ouvidos.
Os WBG são Kroa (Tomás Sozinho, 1993), Gson (Gerson António, 1995), Zizzy (Pedro Osório, 1995) e Zara G (Lisandro Silva, 1997). Coletivo porta-voz de uma música que combina a força da ancestralidade com a irreverência do rap, que levou a que um grupo de amigos se tornasse um dos maiores fenómenos da música em Portugal. Mais do que uma sonoridade única, os “Wet Bed Gang representam a mistura, a multiculturalidade e o encontro entre África e Europa” (Comunidade de Cultura e Arte, maio 2017)
De 2013 aos dias de hoje, muito aconteceu na história do grupo. Das primeiras músicas ao EP IV (2018) que dá voz singular a cada um dos membros dos Wet Bed Gang – onde espelham o seu talento e essência – que se funde nos êxitos “Devia Ir” e “Mesa Oito”, com cerca de de 60 milhões de visualizações no Youtube combinados.
Em 2021 surge o primeiro álbum do grupo, ‘Ngana Zambi’, cujo verdadeiro significado, traduzido por Bonga, é: ‘a entidade que abrange todo um conhecimento do ser, da criação, da potência das originalidades, de tudo quanto faz parte da humanidade.’ “
‘Ngana Zambi’, de onde saiu mais o êxito ‘Bairro’, “bateu o recorde de álbum Português mais reproduzido numa semana com mais de 1,5M de reproduções.” (Spotify Portugal, 1 de março 2021)
“O coletivo de Vialonga - um fenómeno quase único de popularidade no rap” (Observador, 2021), tem evoluído e amadurecido diante da opinião pública. Com um (já longo) percurso ascendente, os Wet Bed Gang continuam a demonstrar, tanto em estúdio como ao vivo, a energia e irreverência que caracteriza a banda e que, aliadas à visão e ao sacrifício da individualidade em prol de um bem comum, mantém a missão de fazer cumprir o legado e preservar a memória. Da mesma forma que continua a desafiar o status quo e a rejeitar os estereótipos de uma sociedade que ameaçam o pensamento livre.
Uma década depois da fundação, bem se pode dizer que as profecias iniciais estavam certas. Os Wet Bed Gang ousaram de jogar com as próprias regras e o risco compensou. ‘Gorilleyez’ é também sobre esse processo de emancipação.
A apresentação oficial está marcada para 25 de fevereiro no Campo Pequeno, em Lisboa, e 4 de março na na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto. “O espetáculo é uma narrativa sobre a Selva de cimento, na perspetiva dos olhos do Gorila”, antecipam os Wet Bed Gang.
+iNFO
Instagram | Twitter | TikTok | YouTube | Facebook | Spotify

Sem comentários:
Enviar um comentário