quinta-feira, 23 de março de 2023

CASA DA MÚSICA PORTUGUESA A GOSTAR DELA PRÓPRIA NASCE NA LOUSÃ















Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
FESTA DE INAUGURAÇÃO
Dias 24, 25 e 26 de março 2023

CURA é o lugar da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. Sediado em Serpins, concelho de Lousã, distrito de Coimbra. É no centro do país que será inaugurado, no dia 25 de março de 2023, o espaço físico que celebra 100 anos de tradição oral portuguesa.

“CURA é o nome que vamos dar ao espaço físico da Associação A Música Portuguesa a gostar dela própria, resultante de uma candidatura à Operação Renovação de Aldeias. CURA significa a ação do tempo e celebra todo o nosso trabalho de registo audiovisual da memória colectiva portuguesa, dos últimos 100 anos. Gravando desde 2011; canções, músicas, práticas religiosas, artesãos, histórias de vida, sempre na primeira pessoa a cidadãos que nasceram entre 1920 a 1990, e, acompanhando, assim, a mudança de uma era. Com mais de 7000 vídeos que podem ser agora vistos e ouvidos no mesmo espaço, em Serpins, colocamos todo o mapa de Portugal nesta pequena vila do Concelho da Lousã. Onde estamos à mesma distância do Algarve e de Trás- os– Montes.

Revelar este espólio num sítio único, destacar uma montra de artesãos, organizar debates, oficinas de saberes, trabalhar numa programação na busca incessante de humanização da cultura oral portuguesa.
O processo foi longo, mas foi muito bonito chegar até aqui e sabendo sempre que isto é só o início. Espero-vos ver em breve aqui, nesta CURA possível, um espaço de partilha e de escuta, onde se honra o legado do passado nunca descurando o presente e o futuro. A memória colectiva regenerativa.
Promover a partilha e a escuta, esta é a nossa missão.

Tiago Pereira, fundador d'A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.

Combater a escassez da oferta cultural na zona centro do país, promover a diversidade artística, revelar tradições, e acima de tudo celebrar a mestria dos nossos anciãos, lutando contra o idadismo, são traves mestras na edificação de uma nova geografia que terá, em Serpins, as suas fundações.

Tratando-se de um espaço físico, CURA permite o contacto com o outro lado menos visível da Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, as suas edições, uma revista semestral, Serpins Magazine que pode ser lida e adquirida, tal como os mapas ilustrados por diversos ilustradores, Mantraste, Mafalda Salgueiro, Ana Gil, com códigos digitais para os vídeos gravados em Vila Nova de Poiares, Montemor-o-Novo, Alandroal e até todo o Baixo Alentejo e também os discos editados e produzidos por Tiago Pereira, "TOMO 1" de Sílvio Rosado e em breve "O Bombo" do percussionista Tiago Sami Pereira, ou ainda os documentários realizados e produzidos, As memórias da Mina da Panasqueira ou as Polifonias de Arouca, a Música Invisível sobre a música cigana em Portugal e muitos mais.

Aqui vai nascer a Tasca Digital, um espaço com chão de azulejo, um balcão, mesas de taberna e uma mesa digital interactiva, onde se pode assistir aos vídeos do espólio da MPAGDP enquanto se provam vinhos e queijos de várias regiões do país, permitindo uma fruição e um conhecimento interactivo do país.

Em cima há um espaço multifunções equipado com sistema de som e projetor de vídeo onde se pode assistir a filmes,debates, espectáculos de música ou de dança ou participar em oficinas.

CURA tem o apoio da Fundação Inatel, Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã.

ESPAÇO MULTIFUNÇÕES

Equipado com sistema de som e projetor de vídeo onde se pode assistir a filmes, debates, espectáculos
de música ou de dança ou participar em oficinas

TASCA DIGITAL

Espaço de convivio com uma mesa digital interactiva, onde se pode assistir aos vídeos do espólio da MPGDP, enquanto se provam vinhos e queijos de várias regiões do país, permitindo uma fruição e um conhecimento interactivo do país.

INAUGURAÇÃO CURA

dias 24, 25 e 26 de março 2023
PROGRAMA DAS FESTAS

Festa Cigana "Inauguração da CURA": 24, 25 e 26 de Março (Programa completo)

Sexta-feira
18h00: Ensaio Coro “Janela” com Maestro Nuno Costa Nuno Costa. Local: CURA
21h00: “Rua das Pretas” Pierre Aderne com Beatriz Villar. Local: Miradouro Casa Cortez

Sábado
12h30-14h30
- Parada musical “Labuta” desde a Estação de Serpins à Praia Fluvial
- Comida Portuguesa a gostar dela própria - pequena degustação de gastronomia Portuguesa com André Magalhães (Taberna da Rua das Flores e Antiga Camponesa) e José Júlio Vintém (Tomba Lobos) com conversa sobre gastronomia com Paulo Amado Eg. Local: Sede do Rancho Folclórico Flores de Serpins
14h30-20h00: Piquenique Musical. Local: Praia Fluvial Nossa Senhora da Graça
16h00: Silvio Rosado e Um Mal Amado. Local: CURA
17h00: Toy e Emanuel Matos official (A Música cigana a gostar dela própria). Local: CURA
18h00: Celina da Piedade Celina da Piedade e Ana Santos. Local: CURA
19h00: Jacaréu Jorge Gonçalves e coletivo. Local: CURA
21h00: DJ Maryska. Local: Palco “Serpins” Praia Fluvial Nossa Senhora da Graça

Domingo
10h00: História do edifício das Fragas, actual CURA com Raúl Simões Cortez. Local: CURA
11h00: Passeio pelas memórias de Serpins com Alcindo Alves
12h30: Inauguração da Tasca Digital. Conversa sobre vinhos e música com Tiago Pereira. Local: CURA
14h00: Silvio Rosado e Tiago Sami Pereira e quem se quiser juntar. Improvisação conjunta. Local: CURA

Apoios: Fundação Inatel, Junta de Freguesia de Serpins, Câmara Municipal da Lousã

Sem comentários: