sexta-feira, 24 de março de 2023

JACINTA E JOANA GIL EDITAM "SAMBA A DOIS"





















“Samba a Dois”
apresenta um conjunto de canções escolhidas de entre os cancioneiros tradicionais português, brasileiro e americano.

Inclui ainda dois originais; “Sing The Sea” firmado por Ondjaki e Ana Dias e outro pelas duas intérpretes – a canção “Samba a Dois” com letra de Joana Gil e música de Jacinta, que dá o nome ao EP.

As gravações das guitarras de Marcos Magalhães, concebidas a solo e à distância, foram a base e a inspiração para as novas interpretações das canções de “Samba a Dois”. Os arranjos instrumentais de Marcos Magalhães, surgiram de forma espontânea, tendo sido registados em estilo session, num só take, com captação live on tape. No entanto, tornaram-se no acompanhamento definitivo do disco, dando-lhe um cariz natural com sonoridade de música ao vivo, feita no momento – como requer a grande tradição do jazz.

Para a produção do EP, as intérpretes convidaram o talentoso jovem produtor musical Ruben Teixeira, para que juntamente com as cantoras, fosse produzido um disco a três. Ruben Teixeira realizou também a captação das vozes, a mistura e a masterização do disco no seu Wakai Studios.

“Foi tomada uma opção consciente por uma abordagem absolutamente orgânica, em todas as suas dimensões… como a formiga no carreiro, que “vinha em sentido contrário”, quisemos fazer um contraponto à produção musical trabalhada em múltiplas camadas sonoras”.

É um disco que brinca com os jogos de vozes, passando pela interpretação livre das cantoras, pelo canto sincronizado a duas vozes e em uníssono, e pela pergunta - resposta de improvisos. Jacinta e Joana Gil contam ainda com a especialíssima participação de Mussa - grande compositor emergente de samba e canta-autor do Rio de Janeiro que interpreta com as duas cantoras a única canção em trio do disco, no icónico “Sinhá” de Chico Buarque.

O tema “Frim Fram Sauce é o single de apresentação.

Sem comentários: