Após os concertos de Francisco Sales, numa estreia em formato trio, e de IAN que apresentou o seu novo álbum "I AM" ao vivo, pela primeira vez, no NOVO ÁTICO, durante o mês de março, a programação da sala integra ainda mais dois espetáculos.
Dia 19 de março é a vez dos Cordel, projeto que une os cantautores Edu Mundo, poeta e natural contador de histórias, e João Pires, compositor, guitarrista e geógrafo de uma cartografia musical própria. Um mergulho profundo nas raízes da música portuguesa e nas suas ramificações lusófonas. Sem rótulos nem embalagens, em Cordel entrançam-se melodias tradicionais como a chula, o vira, o fado canção e até, a marcha popular com os ritmos das latitudes africanas e brasileiras. Nas letras, recuperam a poesia popular da literatura de cordel.
E dia 26 de março, para encerrar o primeiro trimestre, Luca Argel apresenta o seu novo disco, “Sabina”, acabado de lançar a 22 de fevereiro. Uma viagem pelo tempo, seguindo o rasto de uma personagem misteriosa. No novo espetáculo, o músico combina sonoridades afro-brasileiras eletrificadas, que piscam olhos ao rock, ao funk e, é claro, ao samba, que Luca Argel e sua banda já tinham virado pelo avesso no álbum e espetáculo “Samba de Guerrilha”.
Para dia 2 de abril, está preparada mais uma estreia absoluta na cidade do Porto: TOMARA a.k.a Filipe C. Monteiro apresenta ao vivo o novo álbum “Avalanche” que, musicalmente, representa a introdução da electrónica e um reforço rítmico, em cruzamento com a folk e a guitarra.
“Ao Sol” e “A Velha Canção são os singles de avanço e evidenciam uma mudança relativamente ao disco de estreia, “Favourite Ghost” (2017). “Cantar em português talvez seja um aspecto que confere assertividade às canções, já que me incita a um discurso direto e significativo. Foi um passo importante e algo quase paradoxal. Durante a pandemia, numa altura em que globalmente estávamos unidos e síncronos, senti a urgência de falar com quem estava mais perto. Só me fez sentido escrever em português”, explica Filipe C. Monteiro.
O seu primeiro trabalho sob o nome TOMARA data de 2017. “Favourite Ghost” foi elogiado pela crítica, tendo integrado várias listas de “melhores discos do ano”. Os singles “Coffee and Toast” e “For no Reason” figuraram em inúmeras playlists e tops de rádios nacionais. Segue-se agora "Avalanche" e a sua estreia ao vivo no Porto.
Procurando recuperar as matinés de domingo na vida cultural do Porto, a programação do NOVO ÁTICO aposta na diversidade dando palco à melhor música portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário