Depois dos singles "Miragem" e "À Vontade", "Feeling Horizonte Aberto", é o disco de estreia de Zé Simples, o culminar de um renascimento musical do artista.
Aventurando-se pela primeira vez a solo e numa abordagem mais electrónica, o disco flutua entre a nostalgia das origens e o cosmopolitismo, abordando pilares comuns como o amor, a amizade e a frustração. A mensagem principal é simples: sentimento de horizonte aberto, comum para quem vive no Alentejo, alegoricamente virado para a ideia de uma vida sem limites; Horizonte aberto para o que poderá vir e para onde se chegou. Um mote de vida, não só em termos criativos mas como maneira de estar: feeling horizonte aberto.
Em termos de composição, a obra foi composta numa vertente electrónica mas com nuances no funk, pop e shoegaze, sobressaindo a roupagem lo-fi, que veio a ser vinculada ao longo deste longa-duração. Remetendo vagamente para sonoridades de Toro Y Moi, Daphni ou até a electrónica pop francesa actual, "Feeling Horizonte Aberto" é a porta de entrada para a nova identidade sonora do artista.
A sua criação foi iniciada durante os tempos de pandemia e finalizada no início de 2022, sendo o próprio artista responsável por toda a composição, gravação e produção das músicas. O trabalho de mistura foi realizado por João Moreira (Moreira Studios, Porto), acompanhado de perto pelo músico. A masterização foi feita por Carl Staff no estúdio Staff Mastering (Chicago).
Estará disponível a partir do dia 3 de Março em todas as plataformas digitais com o selo Throwing Punches. O concerto de apresentação do disco está agendado para 4 de Março na Musa de Marvila e tem entrada gratuita.
Sobre o artista:
O alentejano José Penacho, após vários anos como elemento crucial de bandas como Marvel Lima, Cancro, Riding Pânico, entre outras, volta a pegar no seu heterónimo Zé Simples, desta feita para inaugurar o seu primeiro longa duração. Ao contrário do que prometeu nas suas primeiras amostras, o impacto da pandemia abalou a sua composição e desviou-o por completo da sua rota singela, projetando-o para outras galáxias. Porém, esta viragem não chega sem aviso, visto o tema de preparação, “Celebrar”, ter sido incluído na coletânea “Inéditos Vodafone” da Vodafone.Fm. A par da sua atividade musical, José Penacho é um activo engenheiro agrónomo que percorre, semanalmente e destemidamente, todo o Alentejo, enfrentando o clima próprio da região, bem como as personalidades fortes nativas. Apesar deste factor não resultar em criações necessariamente afirmativas e musculadas, reflecte-se na sua determinação e capacidade de concretizar ideias. Em Junho de 2022 lançou o single de estreia "Miragem", aclamado pela crítica e em Novembro do mesmo ano o seu segundo single de apresentação "À vontade".
Sem comentários:
Enviar um comentário