quinta-feira, 4 de maio de 2023

NOVO ÁTICO - COLISEU PORTO AGEAS











A programação do NOVO ÁTICO para o mês de maio integra a estreia de dois discos ao vivo no Porto. Trata-se dos novos trabalhos de Mirror People, projeto de Rui Maia, e d'O Gajo.

No dia 7 de maio, acontece a estreia de 'Heartbeats etc.', nome do novo álbum de Mirror People. Foi escrito por Rui Maia e conta com a parceria de Rö (nome artístico de Maria do Rosário), que já havia colaborado no tema 'I Need Your Love'. Composto e gravado entre 2018 e 2021 por Rui Maia em vários locais, como comboios, quartos de hotel ou estúdios caseiros, 'Heartbeats etc.' segue a linha musical já característica de Mirror People, a da música de dança com um toque disco aliada à electrónica e à música house. Ao vivo, Rui Maia assume toda a electrónica dos sintetizadores e caixas de ritmo e Rö na voz e efeitos.

Em maio e junho, as manhãs de domingo do NOVO ÁTICO continuam a ser dedicadas aos mais novos, sempre às 10H30. Dia 14 de maio a proposta é NiNHO – AVES para bebés e famílias (ato II). A partir do conto original “O Ninho do Urso Gaspar”, de Inês Montalvão, cria-se uma teia de afetos, porque há ninhos que se fazem daquilo que mais gostámos. A qualidade do sonho emoldurada em sons, jogos de pantomina e sorrisos.

Dia 28 de maio é a vez d'O Gajo apresentar, ao vivo, o seu novíssimo "Não Lugar" que sucede a "Longe do Chão" (2017), ao quádruplo EP "As 4 Estações do Gajo (2019) e “Subterrâneos” (2021). João Morais – aka O Gajo – explora em "Não Lugar", a relação da Viola Campaniça com sonoridades de vários instrumentos como a Korá Guineense, o Sitar Indiano, a Viola Braguesa, a Viola Ressonadora Brasileira, e o Electric Saz Turco. Uma viagem por quatro continentes a bordo de uma viola Campaniça aventureira que em maio visita o palco do NOVO ÁTICO.

Em junho, a programação do NOVO ÁTICO arranca com mais uma proposta dedicada ao público mais novo e inclui quatro espetáculos únicos: Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre (4 junho), Pedro & Os Lobos convidam Kiko & The Blues Refugees (11 junho), Zé Ibarra (18 junho) e Tiago Abrantes (25 junho).

No dia 4 de junho, a proposta para os mais novos é CIRCONTANDO. Uma sessão de histórias, dedicada a crianças entre os 4 e os 12 anos, que juntam o fantástico, o irreal, lobos que falam espanhol, ursos em horário de expediente e uma lenda que prova como o amor é mesmo eterno. Um circo onde se conta aquilo que nunca se ouviu, onde se servem histórias com risos desmedidos.

A programação das matinés de domingo prossegue com Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre. Xabier Díaz é um dos nomes mais sonantes da música tradicional galega, ocupando nos últimos três anos um lugar de destaque na recuperação e renovação da música tradicional da região. Com o álbum As Catedrais Silenciadas (2020) conclui uma trilogia muito pessoal na companhia das Adufeiras de Salitre. Este trabalho é o culminar de um processo iniciado em 2015 com este impressionante grupo de vocalistas e percussionistas. Ao vivo, Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre serão acompanhados por Roberto Grandal (acordeão), Iván Costa (barreira) e a impecável produção sonora de Tomás Ageitos. Um regresso mágico às festas de aldeia, de outrora, com uma roupagem contemporânea e adaptada aos tempos atuais.

Dia 11 de junho, o novo disco de Pedro e os Lobos, “Entre estações”, vai ser apresentado no NOVO ÁTICO. Nesta deslocação ao Porto, a banda vai partilhar o palco com os amigos Kiko & The Blues Refugees. Duas bandas com sonoridades distintas, mas com admiração pelas mesmas raízes. Kiko & The Blues Refugees numa vertente Blues & Soul, e os Lobos numa linha Indie/Rock/Folk convidam para um concerto com alguns salpicos psicodélicos.

No domingo seguinte, 18 de junho, o NOVO ÁTICO recebe Zé Ibarra. Uma das maiores revelações da MPB em 2022, apresenta-se a solo em Portugal depois do sucesso de “SIM SIM SIM”, dos Bala Desejo, e do consequente triunfo nos Latin Grammy Awards, cerimónia que premiou o álbum de estreia do supergrupo brasileiro na categoria de “Melhor Álbum Pop em Português”. Depois da estreia em Portugal em 2022, Zé Ibarra regressa agora para apresentar o projeto “Marquês 256”, gravado na escada do prédio da avó apenas com voz e violão. Ao vivo, Zé Ibarra já tocou com Caetano Veloso, Duda Beat, Gal Costa, Ney Matogrosso e Milton Nascimento.

A programação do NOVO ÁTICO para este mês termina com Tiago Abrantes, natural do Porto, que atua no dia 25 de junho. Os singles “Casal Boss” e “Cedo Pra Casar” deram a conhecer o cantautor e multi-instrumentista Tiago Abrantes, em 2020. Temas que integram o EP de estreia “Alpha”, produzido por Vitor Teodosio, composto por melodias simples e cativantes com influência Pop/Jazz/Bossa Nova. Ao vivo, Tiago Abrantes faz-se acompanhar por Ivo Costa (percussão), Joaquim Santos (baixo), João Magalhães (guitarra) e Hugo Barbosa (saxofone).

No dia 4 de julho, o NOVO ÁTICO recebe as Golden Slumbers que apresentam “I Love You, Crystal” o seu novo disco de longa duração, editado em 2022 que representa o regresso do duo folk, composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão. “I Love You, Crystal” reflete quatro anos de redescoberta de identidade sonora, com o talento, arranjos, produção e mistura de Miguel Nicolau (Memória de Peixe, Bloom) a elevar a intenção artística. O disco foi reeditado em vinil, em 2023, pela editora espanhola Hidden Track Records. Influenciadas por artistas como Simon & Garfunkel, Laura Marling e Fleetwood Mac, o duo faz uso de harmonias vocais e guitarras para criar canções que falam do amor, as dinâmicas de família e o ser mulher.

Sem comentários: