Segundo Guilherme, "a Shining Blue foi provavelmente a primeira música que escrevemos em que nos sentimos confortáveis a incorporar na composição todas as nossas influências sem medo de que a música deixasse de soar a Hause Plants. Contrariamente ao que fizemos no passado, quando não estávamos tão confiantes quanto ao nosso skill enquanto compositores, desta vez sentimos que podíamos ir beber inspiração às nossas bandas preferidas sem que a música acabasse a soar como um b-side dessas próprias bandas. Conseguimos olhar para o resultado final e perceber que a música que tínhamos feito soava a Hause Plants. Ao sentirmos isto por completo pela primeira vez, tivemos também a oportunidade de perceber o que é uma música que soa a nós próprios, e é isso que torna a Shining Blue tão especial para nós".
Em "Shining Blue", os sintetizadores ficam responsáveis por criar a atmosfera e as dinâmicas do tema, o piano responsabiliza-se pela melodia principal, e a voz volta a assumir lugar de destaque, com uma confiança renovada, resultado dos lançamentos constantes da banda ao longo dos últimos 2 anos. O refrão é shoegaze e caótico, a introdução é clássica e arrumadinha e os versos vão desde o dream pop de bandas como Beach Fossils ou Cocteau Twins ao quase-techno dos LCD Soundsystem.
É este malabarismo de influências e sonoridades que caracterizam este novo tema e também a principal razão para "Shining Blue" merecer uma audição atenta. Depois de dois EPs de exploração e procura por uma sonoridade característica, é neste novo single que os Hause Plants chegam finalmente a casa.
Guilherme Machado Correia nunca imaginou que os Hause Plants viessem a ser mais do que uma desculpa para lançar as músicas que tinha composto e gravado no seu quarto quando, em 2021, lançou o EP ‘Fim For Color Photos EP’.
Quase sem dar por isso, dois anos depois, os Hause Plants tornaram-se numa das bandas mais activas em Portugal. Acompanhado por Dani Royo na guitarra, Janny Silva na bateria e João Simões no baixo, Guilherme transformou os Hause Plants numa máquina bem oleada, seja em palco, no estúdio ou em tour.
Em 2022, a banda mudou-se para Williamsburg, Brooklyn, para lançar o seu segundo EP ‘Sleeping With Weird People EP’, pela editora norte-americana Spirit Goth. Desde então, os Hause Plants tocaram mais de 75 concertos, 15 dos quais em solo norte-americano, marcaram presença em inúmeros festivais, dentro dos quais o Vodafone Paredes de Coura, tocaram em várias salas icónicas, desde a Arlene’s Grocery em Manhattan à Supersonic em Paris e à Windmill Brixton em Londres, e abriram para bandas internacionais como os Ducks Ltd. (CA), os The Lounge Society (UK) e os The Haunted Youth (BE).
O music video de "Shining Blue" foi realizado por Manuel Casanova, que colabora recorrentemente com a banda e é responsável por todos os seus vídeos, e foi filmado na fábrica da Cerveja Musa, em Marvila.
INSTAGRAM | BANDCAMP
Sem comentários:
Enviar um comentário