Já se encontra disponível a nova edição com o selo independente da ANTI-DEMOS-CRACIA.
Trata-se do álbum intitulado “35 pequenas sonatas para violino solo” interpretadas por Mário Resende, violinista que passou, entre outros, pelos Seres, Duplex Longa, Essa Entente e Croix Sainte.
Este registo único, foi gravado no StudioGar por José Henrique Almeida, e as “35 pequenas sonatas para violino solo” foram escritas e interpretadas por Mário Resende para 4 violinos e 7 arcos diferentes.
Após a gravação, as partituras foram propositadamente inutilizadas, para só existir o registo fonográfico e a memória do autor.
A edição como é apanágio da ADC será limitada, neste caso a 175 exemplares e o formato escolhido foi o de um CD - Digisleeve.
Parte do texto de Rui Eduardo Paes, que acompanha a edição:
Contra o tempo, ainda a tempo
“Se já vai sendo habitual encontrar antigos violinistas e violetistas clássicos nos domínios da música experimental ou improvisada, casos de Carlos “Zíngaro”, Maria da Rocha, Ernesto Rodrigues, Maria do Mar e José Valente), menos de esperar é que, em Portugal, encontremos um (e um apenas, tanto quanto sabemos) que teve um percurso na pop e no rock, marcando o seu nome na história destes géneros musicais. Trata-se de Mário Resende, cuja trajectória o levou de Essa Entente e Croix Sainte a Seres e Duplex Longa. Nestes últimos com especial evidência, dado o formato escolhido (violino solista, baixo acompanhante e electrónica ambiental). Aí ouvimos reminiscências clássicas misturadas com melodias que ficam no ouvido, com a rítmica do rock, com algum jazz e com várias das chamadas “músicas do mundo”. Na singularidade que por cá tiveram os Duplex Longa, antecipou-se mesmo o que viria a ser catalogado como pós-rock ou avant-pop. (…)”
Posto de escuta e download :
Sem comentários:
Enviar um comentário