25 anos de carreira são este ano celebrados pelo grupo que tem levado a música tradicional alentejana pelo mundo fora. Ao longo deste quarto de século, lançaram 5 álbuns tendo sido o primeiro aquele que, desde logo, os catapultou para a ribalta. O disco homónimo de 2002 trazia entre as suas faixas a canção "As Meninas da Ribeira do Sado" que, em 2003, foi nomeada para os Globos de Ouro e arrecadou várias distinções. Seguiram-se os álbuns "Cante ao Menino", Tá o Balho Armado" e "Não Há Vagar" que mostraram sempre o lado embaixador do grupo levando para as canções tradicionais alentejanas nomes de outras geografias sonoras como Rui Veloso ou até Paulo de Carvalho. Foi com este princípio e consistência ideológica que o grupo, criado em 1998 por José Emídio e Paulo Colaço (ex-integrante), foi crescendo e adaptando-se introduzindo não só novas colaborações como novos membros que tem regenerado a identidade de Adiafa. É neste seguimento que podemos hoje ouvir o álbum "Adiafa - 25 Anos" que revisita temas celebrizados pelo grupo como a "Feira de Castro", mas também novas canções de autor como "Arre Burro". O disco abre com uma nova versão do tema "As meninas da Ribeira do Sado" que reflete o espírito da nova geração de integrantes do grupo, Bernardo Emídio e Ruben Lameira.
Disponível em todas as plataformas digitais desde dia 10 de junho, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, conta com o selo da Epopeia Record™. Adiafa - 25 anos tem a participação especial de Adriano Alves no baixo elétrico fretless, Norton Daiello no baixo elétrico, Yami Aloelela também no mesmo instrumento e Marito Marques nas percussões.
Os Adiafa vão também apresentar um novo espetáculo, tendo já anunciado algumas das datas desta celebração: dia 1 de Agosto em Albufeira, dia 3 de Agosto em Vila do Bispo e no dia 16 de Setembro no Pax Julia em Beja.
Sem comentários:
Enviar um comentário