“A música que ajudou a guiar o ultraciclista João Pombinho e a primeira equipa portuguesa até à meta da prova de ultraciclismo mais exigente do Mundo”.
“A Montanha na Mão”: o novo single de Ruben Portinha é um tributo aos heróis.
A música que ajudou a guiar o ultraciclista João Pombinho e a primeira equipa portuguesa até à meta da prova de ultraciclismo mais exigente do Mundo.
Ruben Portinha foi desafiado a fazer parte da História, a história de um atleta que concretizou o sonho de ser o primeiro português a concluir a Race Across America, a mais longa e mais exigente prova de ultraciclismo do Mundo. Eis que surgiu “A Montanha na Mão”, o novo single do artista.
Inspirada no percurso de vida e nos objetivos de João Pombinho (mais conhecido por Iron Pigeon), a letra reflete um espírito de superação constante e de resistência às adversidades, acompanhada por estéticas musicais diferentes ao longo do tema, como tão diferentes foram os tipos de terreno e as condições climatéricas ultrapassadas pelo ultraciclista ao longo de quase 5 mil quilómetros (o equivalente a mais 30% do trajeto do famoso Tour de France, em metade do tempo).
Da energia do rock à solidão de uma voz e um piano, passando pela alegria contagiante dos ritmos e instrumentos tipicamente portugueses, este é um verdadeiro hino à superação e à resiliência.
“Quando recebi este desafio, confesso que fui completamente apanhado de surpresa, mas ao longo daquela conversa telefónica de uns 40 minutos, não demorei muito até começar a imaginar os primeiros rascunhos, não apenas da letra, mas também da música. Entretanto, para além de simbolizar a história incrível do João, achei que faria todo o sentido que a canção também representasse e homenageasse todos aqueles heróis e heroínas que não aparecem nas notícias, mas que todos os dias fazem a diferença pelo seu caráter e pela entrega aos outros”, refere o músico.
“Esta foi também uma grande prova de superação para mim, porque me deu a oportunidade de experimentar novas ferramentas de produção musical, de voltar a escrever originais e até de tocar cavaquinho pela primeira vez”, acrescenta.
João Pombinho conseguiu. O “Pombo de Ferro” tornou-se no primeiro português a concluir a Race Across America a solo, uma prova de caraterísticas únicas ao alcance de muito poucos. Alimentado por uma vontade inabalável, por uma equipa de apoio que o acompanhou do princípio ao fim e pela força da música, completou em menos de 12 dias os 4800 quilómetros da prova na sua F16, a bicicleta que herdou do pai e cuja memória quis homenagear.
“Este era o desafio e sonho de uma vida, e tive o prazer de o viver junto de um grupo fantástico de amigos que vieram viver uma experiência única. O excecional contributo do Ruben fez com que nos achássemos muitas vezes nas asas de uma música que, tal como a prova, tem um pouco de tudo. É um orgulho muito grande tê-lo feito, em português, com uma causa transversal e desta forma tão única e tão nossa. Um enorme obrigado ao Ruben e espero retribuir, à minha maneira, em duas rodas. Vemo-nos na estrada.” palavras do atleta.
O tema “A Montanha na Mão” foi composto, gravado e produzido por Ruben Portinha.
Sem comentários:
Enviar um comentário