terça-feira, 29 de agosto de 2023

DISCOS SUBMARINOS COM NOVIDADES






 
TAPE JUNK & PEDRO BRANCO
Tema: “Battle Cry”
Data de lançamento: 15 de Setembro

Dois dos mais prolíficos artistas da nova geração da música portuguesa lançam o primeiro projecto juntos. O álbum “Bolero” é editado a 24 de Novembro deste ano, pelos Discos Submarinos. “Battle Cry”, revelado a 15 de Setembro, é o tema de avanço do disco gravado em casa, feito a quatro mãos e de raízes declaradamente indie /folk.

Pedro Branco é um guitarrista da periferia com um semblante suburbano, mas com muita vida forasteira nos dedos. Começou na garagem, passou para o jazz e agora encontra-se em território neutro, a tentar encontrar uma vida entre a canção do bandido e a letra sem rebuço. Tape Junk é a personagem da vida real do tipo que é o João Correia. Os seus discos contam histórias inebriadas de cowboys inventados e uma vida que não pediu para acontecer, mas que já que aqui se vai andando ao menos que se tente qualquer coisa ali entre o fortuito e a miséria autoproclamada. Entre os dois contam-se colaborações e performances com gente tão distinta como Jorge Palma, Fausto Bordalo Dias, Lena D’Água, Tiago Bettencourt, Bruno Pernadas, Benjamim e mais um montão de gente. Deles tiraram-lhes o dinheiro e a oportunidade de fazer um belo name dropping em bios, mas também muita vida e experiência para perceberem melhor o que eles próprios têm para dizer.

O disco Bolero, com edição marcada para dia 24 de Novembro, conta então histórias baseadas em factos reais contadas e cantadas pelos próprios. Tem todos os ingredientes de um bom blockbuster: corações partidos, um ceticismo pungente, uma esperança embriagada no acaso dos nossos encontros e desencontros. Prova disso foi o início da parceria, entre o trago difícil daquele segundo whiskey e uma amizade que estava à espera de acontecer. As canções estão ali à espera de serem ouvidas, porque vividas já foram demasiadas vezes.

TIPO
Tema: “Consequências da Idade”
Data de lançamento: 22 de Setembro

Tipo regressa às edições discográficas com “Vigia”. “Consequências da Idade” é o single de avanço do álbum que será editado em Março de 2024 pelos Discos Submarinos.

Tipo é o projecto a solo de Salvador Menezes – multi-instrumentista, compositor e membro co-fundador de You Can’t Win, Charlie Brown. “Vigia” sucede a “Novas Ocupações”, o álbum de estreia editado em 2018, pela Pataca Discos.

“Consequências da Idade” oferece um vislumbre do que se pode esperar do segundo disco. Com letra e música de Salvador Menezes, o tema firma a sua identidade no triângulo da indie, folk e pop – presentes em todo o álbum - com um pé na música popular portuguesa, muito graças aos arranjos de orquestra assinados pelo maestro Martim Sousa Tavares e à percussão de Manuel Pinheiro (Fausto, Benjamim, Diabo na Cruz) e de Tomás Sousa ( You Can’t Win Charlie Brown, Minta & The Brook Trout) . O tema conta ainda com a participação de Pedro Branco ( You Can’t Win, Charlie Brown, Tiago Bettencourt) na guitarra.

Sem comentários: