segunda-feira, 11 de setembro de 2023

CARLOS PENINHA COM NOVO DISCO










A música deste 4º trabalho discográfico, que sucede a Tocar o Chão (2017), Ponto de Vista (2019) e Dispersos (2021), foi criada durante o período pandémico da Covid-19.

Na sua essência esta composição é uma reflexão sobre a determinação da humanidade em superar a agressão da pandemia, bem como refletir sobre a agressão contínua que a natureza tem sofrido e que nos está a fazer chegar a um ponto sem retorno.

Esta edição de autor em CD foi possível graças ao Eixo Cultura, programa municipal de apoios à Cultura do Município de Viseu.

São 10 temas inéditos com composição musical de Carlos Peninha e arranjos de cordas criados por Manuel Maio. Este trabalho mistura a improvisação, a world music, e a música contemporânea, entre outras e variadas influências sonoras.

A gravação deste trabalho contou com quinteto base formado por:

Carlos Peninha – Guitarra elétrica; Rodrigo Neves – Saxofone alto e soprano; Luísa Vieira – Flauta transversal; Miguel Ângelo – Contrabaixo; e Leandro Leonet – Bateria.

E contou também com um ensemble de cordas, gravado por: Manuel Maio – Violino acústico e elétrico; Vincent Brunel – Viola de arco; e Miguel Ángel González – Violoncelo.

A edição gráfica e ilustração é da autoria de Mariana Marques e a fotografia é de Luís Rito. Este trabalho contou também com o apoio técnico de Miro Carvalho.

A produção é de Carlos Peninha com co-produção artística de Manuel Maio e Miguel Ângelo.

O Cd terá um lançamento oficial com apresentação ao vivo em Viseu, em data e local a anunciar brevemente.

Este CD estará disponível a partir de setembro de 2023, para já só em formato físico, quem tiver interesse pode contactar o autor através das suas páginas de Instagram e Facebook. A edição nas plataformas globais será mais tarde em data a anunciar.

"E se de repente se escutasse um quinteto de jazz e um quarteto de cordas, em que os sons fundissem a improvisação, a música contemporânea e a música do mundo!
Depois de 3 CDs editados, este o ponto de partida do novo trabalho de Carlos Peninha, que vê a Edição em Setembro de 2023, que se pode antever(ouvir) neste video:

Sem comentários: