sexta-feira, 1 de setembro de 2023

PECULIAR LANÇA NOVO SINGLE "CHOVER"



"Chover" é o novo single de PECULIAR, novo talento do panorama da pop e eletrónica emergente em Portugal e que agenda a edição do seu EP de estreia para 10 de novembro de 2023.

Depois de em janeiro ter-se apresentado na música portuguesa com o estrondo que é o seu single de estreia a solo "Lua", o artista editou em junho "Chora", uma canção que reflete e comenta sobre a saúde mental dos homens e apresentou-se ao vivo no NOS Alive em julho no Palco Coreto.

Agora chega-nos "Chover", um novo single de PECULIAR e que antecipa o lançamento do seu EP de estreia, cada vez mais próximo de chegar às plataformas digitais. Em “Chover”, o artista assume finalmente controlo da sua própria narrativa e esta canção afirma-se como ode a si próprio e ao seu ego. Um hino de emancipação à liberdade de ser, no qual o artista rejeita anular a sua peculiaridade em troca de se enquadrar nas normas da sociedade. A nível sonoro vai buscar inspiração aos vestígios da cultura árabe na música tradicional portuguesa misturando-a com elementos pop e eletrónicos resultando num som mais moderno.

«Ao longo deste percurso vários foram os momentos em que me senti perdido e em que comecei a duvidar da escolha de acreditar em mim próprio e construir o meu próprio caminho. É solitário, arriscado e extenuante ser eu mesmo, mas a conclusão a que chego é sempre a mesma: vale a pena. É nesta música que consolido a confiança e crença no meu percurso. A exaltação do meu ego não provém de arrogância, mas sim da superação de obstáculos e da confiança nas minhas capacidades. É a conclusão de um parágrafo da minha viagem, onde elimino a dúvida, que me leva a considerar caminhos predefinidos e opiniões alheias, e me comprometo à certeza e à crença do meu próprio caminho. É a emancipação do meu ser, um desafio aos deuses, através da realização de que “não me falta água para viver”, porque eu sou a autoridade máxima na minha vida e apenas eu tenho a capacidade de controlar o meu destino, mais nada nem ninguém, porque “sou eu que a faço chover”.» Reflete PECULIAR sobre o lançamento de "Chover".

A 10 de novembro o EP de estreia é lançado, onde o universo de "Lua", "Chora" e "Chover" vai ficar ainda mais completo.

Quem é PECULIAR?

Ser PERCULIAR não se trata de querermos ser diferentes, isso é apenas uma consequência. Trata-se de querermos ser quem somos: isentos, independentes e livres.

É assim que se apresenta João Nicolau Quintela aka Joaquim Tela, um artista multifacetado de 21 anos oriundo de Faro, Portugal.

Inspirado no tradicionalismo musical português (Carlos Paredes, Madredeus, Zeca Afonso, entre outros), PECULIAR navega até ao modernismo e procura misturar estas influências na sua música juntamente com referências como Rosalia, Stromae e Tyler the Creator.

PECULIAR explora então, a sua própria sonoridade musical numa manifestação de liberdade de expressão, movimento e individualidade, com uma imagem que se desenquadra do que é suposto, distinguindo-se pelas suas letras, sombrias e realistas, inspiradas no mundo dos livros do fantástico que leu, onde não existem padrões e cada um é como é e há espaço para todos serem o que querem ser.

Para além da participação no festival de curtas-metragens 48 Hours como compositor de banda sonora, Peculiar conta com a bagagem musical de outros projetos de música autoral como o 4.º lugar no concurso algarvio Música Já em 2019, ser um dos artistas do projeto Cápsula do Faro2027, ter tocado em 2021 no South Music e em 2022 no Festival F em Faro. Mais recentemente contribuiu na composição de 3 temas para o novo álbum de Aurea “Moods”. Alcançou o 8.º grau com guitarra clássica e canto no Conservatório e encontra-se atualmente a estudar Criação e Produção Musical na ETIC e Canto e Guitarra Jazz no Hot Clube.

Sem comentários: