"João Martins Ensemble & Miguel Araújo — Ao Vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar" é o álbum que junta o músico e arranjador João Martins e o cantautor Miguel Araújo, sendo hoje revelado o primeiro single, “Castelos de Papel”, já disponível em todas as plataformas de streaming, com vídeo oficial no YouTube de Miguel Araújo.
Resultado de um convite feito por João Martins a Miguel Araújo, o novo álbum "João Martins Ensemble & Miguel Araújo — Ao Vivo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar", vai ser editado ainda este ano e conta com sete canções da autoria de Miguel Araújo, entre elas o inédito “Castelos de Papel”, hoje revelado. As canções receberam novos arranjos e foram gravadas com uma formação instrumental pouco convencional, de 21 músicos, na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, com o apoio do município.
João Martins explica que “este projeto artístico surge do meu doutoramento na Universidade de Aveiro, que aborda o papel do arranjador na Música Popular Portuguesa Contemporânea e a sua relação com o cantautor. Naturalmente, não me passou pela cabeça convidar outro cantautor que não fosse o Miguel, dado o nosso histórico de colaboração e, sobretudo, pela profunda admiração que tenho por ele. Deu-me um gozo gigante ter trabalhado estas canções do Miguel que, como é seu hábito, transportam sempre histórias incríveis, contadas através do seu olhar singular e talento inato."
Já Miguel Araújo conta que “O João Martins e eu fazemos música juntos há muito tempo. Ele tem a capacidade de pegar na minhas canções e, mantendo intacta a natureza primitiva com que elas vêm ao mundo, lhes oferecer uma dignidade muito singular, através daquilo que se pode chamar de "arranjo", em sentido simultaneamente lato e estrito. Estas canções fazem parte daquelas que se vão tresmalhando do rebanho que é o meu reportório base. Uma delas inédita, escrita em 2015 para um filme. São canções que ficam, de facto, esquecidas. Este trabalho do João tem o mérito de, para além de tudo resto, significar uma segunda vida para canções que foram amarelando com o tempo”.
João Martins, multi-instrumentista, compositor e pedagogo, tem colaborado como músico e arranjador com artistas como Miguel Araújo, Dino d’Santiago, António Zambujo, Omar Lyefook, Pedro Abrunhosa, Os Quatro e Meia, Expensive Soul, Os Azeitonas, Mafalda Veiga, Ricardo Ribeiro, Marta Ren, Tiago Nacarato, Virgem Suta, entre outros. É docente na Universidade de Aveiro (UA) onde assume, igualmente, a direção artística do Campus Jazz — Festival de Jazz da UA.
Ao longo dos próximos meses serão conhecidas as novas versões estando a edição do álbum prevista para 01 de dezembro.

Sem comentários:
Enviar um comentário