Depois da estreia a solo em 2021, P.S. Lucas - o projeto em nome próprio de Pedro S. Lucas - prepara-se para editar o segundo disco de originais. Villains & Chieftains foi coproduzido com Mariana Ricardo (Minta & The Brook Trouts, They’re Heading West, Lena D’Água) e chegará às lojas no primeiro trimestre de 2024 com selo Marca Pistola. O novo longa duração assume-se como um disco de afirmação desta nova fase na carreira do produtor e compositor responsável pelos projectos O Experimentar Na M’Incomoda e Medeiros/Lucas. O primeiro avanço, Means & Ends, já se encontra disponível nas plataformas digitais.
Assim como In Between (2021), o novo LP alicerça-se em inúmeras colaborações e na escrita de canções em inglês, mas distancia-se dos universos mais folk do seu antecessor. A urbanidade é o ponto de chegada em Villains & Chieftains: os choques e os encontros interpessoais retratados em In Between saltam da esfera da intimidade pessoal para a esfera social da cidade. As memórias da intimidade, da infância e da sua história pessoal dialogam com a história e o devir coletivos.
Musicalmente, as canções contam com melodias e arranjos harmónicos mais assumidamente anglo-saxónicos, com aproximações retro-futuristas à soul mais sóbria de Bill Withers ou Van Morisson. Os arranjos jazzísticos mantêm-se, procurando novos espaços numa produção que explora os universos da pop mais clássica. Um espaço sonoro para o qual muito contribui a atual formação de músicos que acompanham P.S. Lucas ao vivo: João Hasselberg no baixo elétrico, João Sousa na bateria e Pedro Branco na guitarra elétrica. A estes músicos juntaram-se ainda alguns colaboradores de longa data: Augusto Macedo nas teclas, e um coro feminino composto pelas vozes de Anastácia Carvalho, Manuela Oliveira e Selma Uamusse.
As gravações e mistura de Villains & Chieftains são de Eduardo Vinhas e a masterização de Mário Barreiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário