quarta-feira, 29 de novembro de 2023

CLAV LIVE SESSIONS | TOUR


54ª CLAV LIVE SESSIONS I TOUR I - José Valente

13 Dezembro/ 21h30m/ CLAV em Vermil, Guimarães
14 Dezembro/ 21h30m/ Moinho de Moreira de Cónegos, Guimarães
15 Dezembro/ 21h30m/ Auditório António Gomes- Avidos, V.N. de Famalicão
16 Dezembro/ 21h30m/ Auditório da Junta de Airão S. João, Guimarães

JOSÉ VALENTE

Considerado um dos violetistas mais inovadores da sua geração, José Valente continua a desenvolver uma intensa actividade musical definida pela irreverência, virtuosismo e contemporaneidade das suas composições e concertos. Desde o seu regresso de Nova Iorque que o premiado violetista tem vindo a explorar os limites do seu instrumento através da simbiose de diversos estilos musicais, raramente associáveis ao repertório tradicional para viola d’arco, estabelecendo assim uma linguagem e visão musical única.

José Valente: compositor e violetista premiado. Doutorado em Arte Contemporânea com distinção e por unanimidade pela Universidade de Coimbra. Em concerto destaca: Carnegie Hall (solista convidado); Union Square Park (concerto a solo); Festival Imaxinasons; Teatro Maria Matos, Fundação Calouste Gulbenkian; Bookaroo Festival (Índia), Rauf R. Denktas Cultur and Congress Center em Famagusta (Chipre); Casa da Música. Trabalhou, entre outros, com Paquito d’Rivera e Dave Douglas. Prémios: Menção Honrosa no Prémio de Composição Lopes-Graça 2009; vencedor do concurso de projectos artísticos Serralves em Festa 2010; Novo Talento Fnac 2014; The Hannah S. and Samuel A. Cohn Memorial Foundation Endowed Fellowship (E.U.A). Compôs Passaporte para viola d’arco solo, uma encomenda Antena 2 / RTP para a 32ª Edição do Prémio Jovens Músicos.

O seu disco Serpente Infinita, gravado a convite do Musibéria, recebeu 5/5 estrelas pela revista jazz.pt, integrou a lista de discos do ano da mesma publicação, e várias listas individuais de críticos. Serpente Infinita foi laureado com o Prémio Carlos Paredes 2019.

É co-criador do espectáculo infantil e encomenda do Teatro São Luiz Os Figos são para quem passa, inventado juntamente com Marta Bernardes. Compôs Trabalho, Palavra, Som e Preguiça em colaboração com Gonçalo M. Tavares e Paulo Mendes, uma encomenda do MAAT.

O seu disco Trégua para viola d'arco e Orquestra Filarmónica, é um projecto vencedor do Apoio à Edição Fonográfica GDA e do Apoio à Criação da DGArtes. O seu último disco, Águas paradas não movem moinhos, também disco Antena 2, inaugura o seu novo sexteto de violas, 6 Violas, e homenageia a música de José Mário Branco. Águas paradas não movem moinhos está a ser extremamente bem recebido, multiplicando-se em destaques feitos pela imprensa nacional e, depois da sua estreia no Porto, foi recentemente apresentado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

José Valente está neste momento a gravar o seu próximo álbum a solo.

www.josevalente.com

CLAV LIVE SESSIONS | TOUR

As CLAV LIVE SESSIONS I Tour estão de volta para a emocionante 2ª temporada de 2023, trazendo consigo quatro artistas convidados para um universo de 16 concertos que se espalharão por vários locais de Guimarães, V.N. de Famalicão e ainda no Porto.

Após o encerramento de um ciclo composto por 50 memoráveis CLAV LIVE SESSIONS, o projeto retorna com um novo formato e uma proposta ousada de Vermil para um território mais abrangente. A grande novidade desta temporada é a esperada Tour, que se integra perfeitamente à programação regular do CLAV - Centro e Laboratório Artístico de Vermil.

Nesta nova temporada, as CLAV LIVE SESSIONS são o palco de quatro artistas excepcionais, que unirão seus talentos ao projeto CLAV LIVE SESSIONS para criar um ciclo impressionante de 16 concertos, abrangendo as deslumbrantes paisagens de Guimarães, V.N. de Famalicão e Porto.

Com uma agenda repleta de emoções, os artistas não realizarão apenas um concerto empolgante em formato de streaming no CLAV, mas também registarão essa experiência única para formato televisivo e haverá a criação de novos conteúdos digitais.

E as surpresas não param por aí! O público terá o privilégio de vivenciar três performances ao vivo memoráveis: uma no charmoso "Moinho de Moreira de Cónegos", na encantadora Vila de Moreira de Cónegos, Guimarães; outra como parte do inspirador Projeto "Há Cultura", promovido pelo Município de V.N. de Famalicão; e uma terceira no aconchegante espaço "APURO", situado na cidade do Porto.

Alberto Fernandes, diretor artístico do CLAV, músico, produtor e realizador, destaca que esta nova série das CLAV LIVE SESSIONS reflete anos de esforço e dedicação. Ele enfatiza a crescente relevância dessas sessões no cenário musical, tanto a nível nacional quanto internacional.

Os projetos selecionados para as próximas quatro CLAV LIVE SESSIONS passaram por um criterioso processo de seleção entre 64 propostas artísticas emergentes que responderam à CALL realizada no início do ano.

A tour associada a essa visão arrojada tem como objetivo a concretização de políticas públicas de descentralização cultural e ampliar o acesso à cultura para um público que, de outra forma, poderia não ter essa oportunidade enriquecedora.

Essa ambiciosa empreitada é impulsionada por uma colaboração inspiradora entre diversos parceiros. Os Municípios de Guimarães e V.N. de Famalicão contribuem financeiramente para tornar o projeto uma realidade, enquanto várias Juntas de Freguesias oferecem suporte financeiro e logístico. Parceiros de mídia influentes desempenham papéis cruciais na divulgação e transmissão televisiva e radiofónica destes eventos.

Com um novo ciclo de CLAV LIVE SESSIONS para a 2ª temporada de 2023, repleto de grandes novidades, novos formatos e conteúdos envolventes, prepare-se para uma experiência cultural inesquecível. As "CLAV LIVE SESSIONS I Tour" estão prontas para iluminar os palcos de Guimarães, V.N. de Famalicão e Porto.

Sem comentários: