quinta-feira, 9 de novembro de 2023

NOVO DISCO RAFAEL TORAL

 

 

















Escreve Rafael Toral à cerca do seu novo disco:

"Difícilmente poderia estar mais entusiasmado e feliz por trazer notícias do novo álbum, Spectral Evolution.

Neste disco consegui a reconciliação de dois paradigmas de pensamento musical incompatíveis entre si: o estilo de "ambient drone" com a guitarra da primeira fase e o experimentalismo dos instrumentos electrónicos na música "pós-free jazz" da segunda.

Esta é a "terceira fase", onde planos e dimensões do passado e futuro acabam por se cruzar. Talvez este disco possa ser uma espécie de oração pela reconciliação de diferenças.

Há tanto neste disco que nem sei por onde começar...

Nas palavras da Drag City: "Spectral Evolution imbues the ambiance of jazz harmony-inspired interplay with dense electronic mass in a new expanding universe."

Tem sido fantástico trabalhar com o meu amigo Jim O'Rourke, a publicar isto na sua Moikai, editora do universo Drag City - que tem uma equipa fabulosa.

A foto da capa é uma oferta querida do fotógrafo francês Sylvain Georges, e o meu velho amigo João Paulo Feliciano ofereceu-me conselho e direcção inestimáveis para o design da capa. A contracapa e os restantes elementos gráficos são trabalho brilhante de Dan Osborn na Drag City.

Hoje o álbum é anunciado, é disponibilizado um excerto e a pré-encomenda (LP and CD). A data da publicação do álbum é 23 de Fevereiro, e mais dois excertos serão publicados até lá.

A produção do Spectral Evolution durou quatro anos com muito estudo, pesquisa e experimentação, mas estou mesmo feliz com o resultado final. A exigência foi levada ao máximo, e na verdade acho que é o melhor disco que já fiz.

Pode-se já ouvir como soa pela abertura (a peça Changes é um dos desafios mais arrojados que já tive). Não soa todo assim, mas prometo que se gostaste de alguma coisa que eu tenha feito, este disco é mesmo para ti.

Temos estas plataformas ao dispor."

Alguns concertos em que Rafael vai Tocar Guitarra:

Alguns concertos já para breve, todos com guitarra:

Já este dia 11 de Novembro às 19:00 vai tocar Milky Ways/ Long Ways em Leiria na Igreja da Misericórdia - Rua Miguel Bombarda, 15 - às 19:00.

26 de Novembro, Genève, no festival Akouphène.

1 de Dezembro, Funchal, no festival MadeiraDig, na belíssima Casa das MUDAS.

E por último, dias 7 e 8 de Dezembro, na jóia do Porto que é a Sonoscopia, dois solos no Som Desorganizado.

Entretanto, há um tempo o Space Quartet chegou a um nível em que fez sentido não continuar a trabalhar nele, por razões artísticas e logísticas. Contudo, deixou artás de si uma bela lembrança, o seu melhor e também o último concerto, impecávelmente gravado e também com um excelente video do mesmo.

Também fica um registo que vale a pena, o único vinil deste projecto (também em CD), Freedom of Tomorrow.

Sem comentários: