segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

DJ RIDE REGRESSA DA FINAL DO CAMPEONATO DO MUNDO DE DJ’S NA POLÓNIA COM DOIS TÍTULOS DE CAMPEÃO DO MUNDO, EM APENAS DOIS MESES





















Em novembro, DJ Ride foi distinguido com o prémio de campeão mundial do IDA Party Rocking em 2023, uma nova categoria da International Dj Association. Este foi o primeiro título mundial a solo conquistado por Ride, a juntar aos dois outros títulos que venceu na categoria Show em conjunto com Stereossauro, com a dupla Beatbombers, em 2011 e 2016.

O prémio de campeão mundial do IDA Party Rocking 2023 foi entregue na Polónia, no passado sábado, dia 2 de dezembro. Aproveitando o facto de já estar presente em Cracóvia, Polónia, para receber o prémio de campeão mundial na categoria Party Rocking da competição IDA World Finals, Ride decidiu desafiar-se a si próprio, participando também da Categoria Técnica, que é a categoria mais antiga e com mais prestígio desta competição, na qual participam DJ's de todo o mundo, e na qual apenas se pode participar presencialmente.

A Categoria Técnica consiste numa eliminatoria em que são apurados os quatro DJ's com mais pontos no ranking IDA. Cada DJ é posto à prova ''enfrentando'', diretamente e ao vivo, o seu oponente em dois rounds de 2 minutos cada, onde a parte técnica e a capacidade de surpreender o adversário é o mais importante, num formato que é adorado pelo público pela dinâmica e adrenalina que se vivem naquele momento. Aproveitando o treino e algum material que explorou nos ensaios para a categoria Party Rocking mas que não chegou a aproveitar nesse set, Ride viu uma chance de explorar a sua vertente mais técnica.

Na semi-final, Ride enfrentou o DJ holandês Nago, passando à final em que competiu com o DJ janponês Nollie, acabando por vencer um novo título mundial.

Como o próprio confidenciou, ao ganhar este segundo prémio, ''Vi que talvez fosse possivel ficar bem classificado este ano. Fechei-me, novamente, para treinar este último mês e meio, encarei esta ideia como uma ''missão secreta''. Não partilhei que ia participar para não criar expectativas e o meu nome foi apenas mencionado na lista de participantes no site da organização uma semana antes. A concorrência foi bastante forte mas como tinha muito material novo e novas técnicas para mostrar, a sorte acabou por estar do meu lado e foi mais um sonho tornado realidade, nesta que é considerada por muitos a categoria mais difícil".

DJ Ride tem uma carreira prolífica com mais de uma década, marcada pela criatividade e pelo virtuosismo, não só enquanto DJ mas também enquanto produtor e engenheiro de som. Desde a dupla de turntablism Beatbombers que partilha com Stereossauro, até vários lançamentos a solo, batalhas de DJs e digressões nacionais e internacionais.

Recentemente, tem colaborado com algumas das maiores editoras do planeta, como o selo VISION dos holandeses NOISIA, a label NINJA TUNE Productions (com o dj Kentaro), SABLE VALLEY, Slow Roast (com Dj CRAZE), Deadbeats e muitos outros. As suas faixas têm sido tocadas por alguns dos maiores artistas internacionais como Skrillex, NOISIA, Amon Tobin, RL Grime, Dj Shadow, BAAUER, Dillon Francis, Black Sun Empire, entre outros e as suas faixas têm integrado o airplay de rádios como a BBC1, estando, assim, a trilhar um caminho de destaque internacional.

A qualidade das suas produções e performances ao vivo deram-lhe a oportunidade de tocar em locais muito distintos, desde clubes underground a grandes festivais um pouco por todo o mundo: de Lisboa a Tóquio, Londres, China, Budapeste, Polónia, Sérvia, Nova Iorque, Brasil, e muitos outros países.

Tudo isto torna Ride num dos mais respeitados DJs da actualidade e um nome que é sinónimo de talento e inovação, tanto em estúdio como ao vivo. Qualidades que, certamente, contribuíram para os dois prémios que recebeu no dia 2 de dezembro, na final do campeonato do mundo IDA World Championship 2023, na Polónia.

Sem comentários: