Esta sexta-feira, 26 de Janeiro, os Acácia Maior lançam o “Fórt d’cmê Bolacha’’. Marcam, assim, uma nova fase criativa, dando o mote ao seu próximo álbum, que está para breve.
O novo single dos Acácia Maior é a primeira incursão do coletivo para fora de Cabo Verde, experimentando as sonoridades de outros países, nomeadamente, os países irmãos. Até agora o ponto de partida para a construção das suas canções tem sido géneros da música cabo-verdiana. Assim, desta vez, a sua primeira viagem parte do Semba, celebrando este som ancestral de Angola.
“Fórt d’cmê Bolacha”, que em português significa “farto de comer bolacha”, é o primeiro som assumido, tocado, cantado e produzido quase que exclusivamente por Henrique Silva e Luís Firmino, as raízes e o tronco desta árvore que cresce no horizonte da música de Cabo Verde.
A poesia surge no ambiente de boa disposição que nutre este coletivo, como que uma brincadeira com os dizeres do povo cabo-verdiano, homenageando e satirizando certas vivências insulares. No fundo, este single reporta às memórias de um convívio familiar, debaixo do Sol e à beira mar.
A música deste single muito se inspira no grande Valdemar Bastos e a sua “Pitanga Madura”, bem como nos Irmãos Almeida e a sua “N’Gapa” e, naturalmente, com um toque de Bana e o seu “Fitchi Fatchi na Trocolança”. Na sua sonoridade, procurou-se um som mais simples, que tivesse elementos mais psicadélicos, mais rápidos e fora de um Semba mais tradicional. Razão pela qual este Semba tem alguma influência dos sintetizadores de João Gomes.
Sem comentários:
Enviar um comentário