terça-feira, 16 de abril de 2024

13ª EDIÇÃO DOS BANHOS VELHOS















De maio a setembro, o Museu Cultural de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, cinema, tertúlias, palestras, teatro, ateliers infantis, visitas guiadas e serviço educativo. A agenda conta com mais de duas dezenas de iniciativas, para todas as idades, e com entrada livre.

Depois de um regresso, pós-pandemia, com a maior afluência de público de sempre, a missão dos Banhos Velhos, enquanto ciclo de programação cultural promovido pela Cooperativa Taipas Termal, continua a ser a mesma: “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre”. Esta será “uma temporada cultural com atividades para todos os públicos, naquele que é um local com uma mística muito própria. Aqui todos cabem e todos têm as portas abertas para ver algo com que se identifiquem ou serem confrontados com o inesperado” explica José Gomes da organização.

O espaço Banhos Velhos é uma marca identitária e histórica na vila das Caldas das Taipas, em Guimarães, desde 1753. Após a sua restauração em 2010, tornou-se num espaço de cultura e lazer, onde a história se funde com a cultura e o património. Seguindo o modelo adotado o ano passado, o evento reforça a sua aposta na programação musical, trazendo a palco em Junho os espetáculos de Best Youth e Moullinex, em formato DJ Set, bem como ZEN e Máquina que actuam em Julho. Já no mês seguinte, em Agosto, os Conjunto Corona mostram-nos o seu mais recente álbum ESTILVS MISTICVS e a já tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila volta a merecer destaque. Para encerrar a temporada musical de 2024, em Setembro, o muito aguardado regresso de Capitão Fausto a Caldas das Taipas.

As iniciativas de serviço educativo estarão igualmente presentes durante os 4 meses de programação cultural dos Banhos Velhos, com Visitas Guiadas Educativas, uma Noite de Astronomia, uma Oficina de Cerâmica, um Workshop de Escrita Criativa e, ainda, uma Visita Guiada Noturna aos Banhos Velhos. Destaque também para duas tertúlias ligadas ao cinema e à música, a primeira das quais em junho, sobre a “Importância da Banda Sonora no Cinema” que terá no painel de convidados o realizador de cinema Rodrigo Areias, o Vitor Ribeiro do Cineclube de Joane e, ainda, Hugo Gomes, membro integrante dos Sensible Soccers. Já em julho, e, acompanhada de uma inauguração, a segunda conversa, desta vez em torno do mítico e extinto bar de concertos N101 que, durante mais de uma década, alimentou e integrou o circuito independente na zona do Minho. A terminar o ciclo, o regresso das tertúlias com história, onde serão revisitados Registos Fotográficos e representações na Literatura Portuguesa de Caldas das Taipas no século XIX e XX.

A provar a multidimensionalidade da programação dos Banhos Velhos, espaço também para o teatro. Em julho, com o GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos, um dos grupos de teatro amador mais reconhecidos do concelho de Guimarães, que traz ao museu cultural a peça “O Conquistador” e, a encerrar a temporada, o grupo de teatro ATRAMA apresenta a peça “5 em 1”. Já no campo do cinema, os filmes “Perfect Days”, “Anatomy Of A Fall”, “Past Lives” e “The Iron Claw” marcam presença com as habituais sessões ao ar livre, em noites de verão.

Todas as iniciativas do programa têm entrada livre e toda a informação pode ser consultada no website https://taipastermal.com/pages/banhos-velhos bem como nas respectivas páginas de Facebook e Instagram dos Banhos Velhos.

Sem comentários: